Se você recentemente teve algum tipo de resfriado, pode ser que esteja em vantagem em relação ao coronavírus. Um grupo de cientistas da Universidade de Glasgow acredita que a gripe comum desencadeia a liberação de anticorpos que também têm como alvo a covid no nariz e nos pulmões, o que pode facilitar o combate.
É importante lembrar que isso não significa que você esteja imune ao vírus - os cuidados básicos seguem sendo essenciais. A diferença é que, de acordo com a pesquisa, uma pessoa que ficou com o nariz escorrendo pode ter menos probabilidade de se contaminar ou ter sintomas graves de coronavírus.
Porém, como os anticorpos que combatem a gripe são muito mais fracos, essa “vantagem” dura pouco tempo. “O rinovírus humano desencadeia uma resposta imune inata em células epiteliais respiratórias humanas que bloqueia a replicação do vírus da covid-19. Isso significa que a resposta imunológica causada por infecções leves pelo vírus do resfriado comum pode fornecer algum nível de proteção transitória contra o SARS-CoV-2, potencialmente bloqueando a transmissão e reduzindo a gravidade da covid-19”, explicou o professor Pablo Murcia, do MRC-University of Glasgow Centre for Virus Research.
A pesquisa ainda está longe de chegar o fim. De acordo com o especialista, o próximo passo será entender o que acontece durante a interação entre os vírus para analisar o impacto na transmissão da doença.
Esta teoria já tinha sido defendida em um estudo publicado no ano passado feita pela Universidade College London e o Instituto Francis Crick. Na época, foram analisadas mais de 300 amostras de sangue coletadas antes da pandemia, entre 2011 e 2018. Quase todas as amostras tinham anticorpos que reagiam ao resfriado comum, e uma pequena quantidade de doadores adultos, cerca de 1 a cada 20, também tinha anticorpos que apresentavam reação cruzada com o novo tipo de coronavírus.
De qualquer forma, as recomendações seguem as mesmas: isolamento social, uso de álcool gel, máscara e vacinação, assim que estiver disponível para a sua faixa etária. O coronavírus e os outros vírus que causam gripe têm, de fato, sintomas semelhantes. Começa, em geral, com dor de garganta, no corpo, na cabeça, febre e tosse. A diferença mais marcante relatada por quem teve covid-19 é que esse vírus tira o paladar e o olfato. Por isso, caso você apresente qualquer sinal procura um médico e, caso houver indicação, solicitados por um médico, faça o teste.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/03/pessoas-que-tiveram-resfriado-nos-ultimos-meses-correm-menos-risco-de-pegar-coronavirus-sugere-estudo.html