O Instituto Butantan agora também tem sua própria vacina contra a covid-19. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (26), o governador João Dória (PSBD) anunciou que o centro de pesquisa desenvolveu o primeiro imunizante 100% brasileiro e pedirá autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para começar os testes.
"Protocolaremos esse material ainda hoje e vamos dialogar intensamente com a Anvisa para que ela perceba a importância da autorização do início desses estudos clínicos o mais rapidamente possível, para que possamos em um mês e meio, dois meses e meio, terminar essa fase de avaliação clinica e iniciar a produção", disse Dimas Covas, diretor do instituto.
A "Butanvac" será totalmente desenvolvida e produzida pelo Instituto Butantan, sem a necessidade de importar tecnologias ou insumos de outros países. Para isso, o centro de pesquisa planeja seguir o mesmo processo de produção usado para a vacina da gripe. A fábrica do Instituto tem a tecnologia necessária para isso.
Já foram realizados testes clínicos da Butanvac em animais e, agora, o instituto espera a autorização da Anvisa para começar a testar a vacina em humanos. Segundo Dimas Covas, a expectativa é que os ensaios clínicos de fase 1 e 2 comecem já em abril. Com a aprovação da Anvisa, o Instituto espera começar a fabricação das vacinas em maio para que, a partir de julho, 40 milhões de doses sejam entregues à população.
“Após o final da produção da vacina contra Influenza, em maio, poderemos iniciar imediatamente a produção da Butanvac. Atualmente, nossa fábrica envasa a Influenza e a CoronaVac. Estamos em pleno vapor”, afirma Dimas Covas.
Ainda não foi divulgado se, num primeiro momento, crianças e gestantes participarão dos testes da Butanvac ou qual é a previsão para que a vacina seja disponibilizada para esses grupos. CRESCER questionou o Instituto Butantan, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/03/butantan-cria-vacina-contra-covid-19-e-pede-autorizacao-para-comecar-testes.html