Tuesday, March 16, 2021

Mãe desabafa sobre trabalho doméstico e diz ter casa 'mais leve e arrumada' após divórcio

https://ift.tt/3vAYJ6K
Foto ilustrativa de pia cheia de louça suja (Foto: Pexels)

 

Separação com filhos: será que vou dar conta? Essa era a preocupação de uma mãe - que contou sua história em um relato publicado no site Scary Mommy - quando decidiu que seu casamento havia acabado. “Nunca morei sozinha antes, muito menos sozinha com dois filhos. E se eu não pudesse fazer isso sem um marido? E se eu falhasse?”, ela pensava. 

Passados alguns meses da vida nova, porém, ela se deu conta de que cuidar do seu lar sem a “ajuda” do marido era uma tarefa muito mais fácil. “Eu não tinha ideia do quanto eu estava fazendo e do quão pouco ele estava fazendo. Demorei para ver claramente o contraste em nossa carga de trabalho”, refletiu.

Ela conta que foi difícil, a princípio, perceber que os dias de alguma forma pareciam menos ocupados e a casa mais limpa, tudo isso sem mais um par de mãos adultas para ajudar. Para ela, cuidar da comida, da roupa e até da louça suja do companheiro já era tão habitual que apenas parecia “parte do negócio”.

LEIA TAMBÉM: Um ano de pandemia: a importância da divisão de tarefas para não sobrecarregar ninguém

Como trabalhava em tempo integral em casa, a mãe tinha que lidar com todas as “pendências”, como levar as crianças ao médico ou resolver problemas burocráticos. Agora ela se sente mais leve, mesmo que ainda precise resolver sozinha esses problemas: “Talvez pareça mais fácil porque eu simplesmente lido com isso e não tenho que discutir ou explicar nada para ninguém”.

A mudança mais significativa para ela foi a ausência de bagunça. Ela conta que não há mais sapatos no meio do corredor, pilhas de roupas em lugares aleatórios ou mesmo pratos sujos na pia, nem mesmo das crianças. “Eu acho que sei o porquê: meu ex sempre colocava seus pratos na pia, então nossos filhos colocavam mais louça suja em cima. Porque se tem louça suja na pia, deve ser lá que deve ficar, né?”, analisou ela.

Atualmente, cada um cuida de sua bagunça e não há mais sujeira pela casa. “Passei 15 anos implorando a todos que colocassem seus pratos na lava-louças e suas roupas no cesto, e isso nunca aconteceu até que meu marido e eu nos separamos”.

+ Carta ao meu marido: mãe escreve desabafo com pedido de ajuda e texto viraliza na web

Antes do divórcio, a mulher não se dava conta de que tinha tanta carga extra de trabalho em casa. “Meus filhos eram apenas crianças. E meu marido? Aparentemente, ele também era uma criança. Espero que ele aprecie a carga extra que tirei de seus ombros, carga que nunca deveria ter sido minha. Nesse ínterim, vou aproveitar minha casa mais leve e arrumada”, concluiu.

No Brasil, o estudo Outras Formas de Trabalho 2018 - o mais recente divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a avaliar, entre outros pontos, os afazeres domésticos e o cuidado de pessoas -, mostra que as mulheres continuam trabalhando bem mais que os homens.

Enquanto eles dedicam, em média, 10,9 horas por semana cuidando dos afazeres domésticos ou de parentes, as brasileiras empenham 21,3 horas, em média, nessas funções. A disparidade também aparece quando a jornada de trabalho é associada às tarefas de casa: enquanto eles trabalham 50,2 horas semanais, elas passam 53,3 horas por semana nessas atividades.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/03/mae-desabafa-sobre-trabalho-domestico-e-diz-ter-casa-mais-leve-e-arrumada-apos-divorcio.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...