Mesmo antes da pandemia, elas já dedicavam o dobro de horas semanais ao trabalho doméstico e/ou aos cuidados com outras pessoas, se comparadas aos homens, segundo dados do IBGE. A pandemia foi vivida e sentida de maneira diferente por pais e mães. Segundo pesquisa realizada pela Filhos no Currículo, em parceria com o Movimento Mulher 360, sobre a experiência do home office na pandemia, metade dos pais achou “fácil” ou “muito fácil” conciliar filhos e carreira, enquanto apenas 33% das mães tiveram a mesma percepção. Ou seja, a divisão de tarefas injusta ou inexistente e a sobrecarga delas ficou mais evidente.
Por outro lado, muitos homens viram, na prática, como é a realidade e passaram a desempenhar de forma mais ativa seu papel de pai. “Os casais tiveram momentos de discussões profundas, o que os fez crescer no relacionamento ou repensar a situação conjunta. Essa experiência trouxe aprendizados em todos os aspectos, e precisamos consolidá-los para um futuro melhor”, diz a pediatra e neonatologista Clery Gallacci, do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo (SP). Outro ponto de destaque: com escolas fechadas e falta de rede de apoio, as mulheres estão considerando tirar uma licença ou sair do trabalho. Segundo o IBGE, a participação feminina no mercado de trabalho é a menor em 30 anos.
Se, mesmo com essa luz que a pandemia jogou na carga mental das mulheres, você ainda sente que o peso maior continua nos seus ombros, abra espaço para um diálogo franco com quem divide a casa e a vida, sobre tarefas domésticas, cuidados com as crianças e jornada de trabalho. O que não dá é para viver esgotada, tentando dar conta de tudo, se frustrando porque não consegue se dedicar ao trabalho e nem às crianças.
Marque, na agenda, se for preciso, um horário para essa conversa depois que as crianças dormirem, façam ajustes, de maneira que fique bom para ambos. Toda a família ganha com um ambiente harmônico. E se você está no time de quem anda pensando em abrir mão do trabalho, saiba que não precisa ser assim, a não ser que deseje. Busque modelos que conciliem sua necessidade à do mercado, como o staff loan (novo conceito de trabalho temporário em que a empresa faz um empréstimo de funcionários de outras corporações), por exemplo. Se a opção for continuar no emprego em que está, converse com seus supervisores sobre possibilidades de mais flexibilidade e sugira soluções.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/03/um-ano-de-pandemia-ainda-mais-sobrecarga-nas-costas-das-maes.html