Wednesday, March 17, 2021

EUA começam a liberar encontros entre pessoas vacinas; veja como está sendo a retomada

https://ift.tt/3rKBbd7
Avó e neto de 3 anos se abraçam pela primeira vez após idosa ser vacinada contra covid-19 (Foto: Reprodução/Facebook/Kelsey Chvala)

 

Nos EUA, pessoas totalmente vacinadas (ou seja, que já tomaram a dose final da vacina contra a covid-19 há mais de duas semanas) podem voltar a se encontrar com a família. As novas diretrizes foram divulgadas este mês pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês).

No país, há três vacinas em aplicação: da Pfizer ou Moderna - oferecidas em duas doses - e a da Johnson & Johnson - em dose única.

Segundo a recomendação, pessoas totalmente vacinadas já podem voltar a se reunir, em segurança, com pequenos grupos de pessoas, sem distanciamento ou utilização de máscara, mesmo que essas pessoas ainda não tenham tomado a vacina.

LEIA TAMBÉM: Médico prescreve 'abraço de neta' para avó nos EUA

No entanto, essas pessoas ainda não podem voltar à rotina normal, como era antes da pandemia. O distanciamento social em locais públicos ainda é necessário, assim como a utilização de máscaras. Ao visitar pessoas que têm fatores de risco para a covid-19 e ainda não foram vacinadas, o uso de máscara também é aconselhado.

“Por exemplo”, disse o CDC, em comunicado à imprensa local, “avós totalmente vacinados podem visitar locais fechados com seus filhos saudáveis não vacinados sem usar máscaras ou distanciamento físico, desde que nenhum dos membros da família não vacinados corram risco de covid-19 grave”.

Essa notícia deixou Renee Hoffman, uma vovó que mora em Houston, no Texas, muito empolgada. Em entrevista para o Today, Renee contou que desde fevereiro do ano passado, o único contato com os netos, que moram em outro estado, é por chamada de vídeo.

+ Avó abraça neto pela primeira vez depois de ser vacinada contra a covid-19: 'Senti tanto a sua falta'

Sua neta Juliete tem 14 meses de idade e não conhece a vida fora da pandemia. A pequena acha que os avós “moram no celular de sua mãe”. 

"Ela fica tão animada quando eles ligam", disse a mãe, Becca Hoffman. "Ela quer pegar o telefone e tagarelar. Ela tinha apenas alguns meses de idade quando meus pais a viram e então a pandemia aconteceu. É assim que Juliette os conhece, apenas pelo telefone." 

Agora, os avós estão planejando pegar um avião para visitar os netos o mais rápido possível. "Juliette não sabe que iremos", contou a avó. "Ela vai ficar muito surpresa".

“Estamos tão entusiasmados e muito gratos que as vacinas estão disponíveis. Senti tanto a falta dos meus filhos e netos", disse ela, emocionada.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/03/eua-comecam-liberar-encontros-entre-pessoas-vacinas-veja-como-esta-sendo-retomada.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...