Mais uma vez, a ciência comprovou: o que você come durante a gestação pode interferir na saúde do seu filho no futuro. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, na última segunda-feira (15), mostrou que a dieta da mãe durante a gravidez pode ser determinante para o Índice de Massa Corporal (IMC) do filho durante a infância e a adolescência.
Depois de acompanhar os hábitos alimentares de 1.459 pares de mães e filhos, os pesquisadores concluíram que as crianças têm mais probabilidade de ganhar peso entre 3 e 10 anos de idade quando durante a gestação as mães consomem alimentos com potencial inflamatório, ricos em gordura saturada e gordura trans, como carnes, laticínios e ultraprocessados.
"A pesquisa mostrou que os alimentos que comemos durante a gravidez podem influenciar o metabolismo da criança em crescimento, bem como seus comportamentos alimentares e preferências alimentares", diz a neonatologista Carmen Monthé-Drèze, autora principal do estudo.
Os pesquisadores ainda não conseguiram apontar uma causa para isso. A primeira hipótese é a de que uma dieta rica em nutrientes durante a gestação impacte positivamente o feto, fazendo com que ele desenvolva um metabolismo mais saudável. A outra é de que hábitos alimentares não saudáveis durante a gestação permaneçam mesmo depois do nascimento do bebê. Assim, as crianças perdem a referência do que seria uma dieta equilibrada dentro de casa.
O estudo também apontou que seguir uma dieta mediterrânea nessa fase pode ser benéfico para a saúde do bebê e ajudá-los a menter um peso saudável no futuro. Isso significa ingerir mais vegetais e gorduras saudáveis, como azeites e peixes. "É importante aconselhar mulheres grávidas ou que estão planejando engravidar sobre a importância de uma dieta saudável durante a gravidez. Isso pode beneficiar não apenas sua própria saúde, mas também pode ajudar seus filhos a manter um peso saudável no futuro”, explica a autora.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/03/dieta-da-mae-durante-gravidez-pode-ser-determinante-para-o-peso-da-crianca-no-futuro.html