O Facebook estuda lançar em breve uma versão do Instagram para menores de 13 anos. A informação foi divulgada pelo site Buzzfeed, que cita um comunicado interno da empresa.
“Estou animado em anunciar que, daqui para frente, identificamos o trabalho jovem como uma prioridade para o Instagram e o adicionamos à nossa lista de prioridades H1”, escreveu Vishal Shah, vice-presidente de produto do Instagram, em um quadro de mensagens de funcionários, segundo o BuzzFeed.
LEIA TAMBÉM: Um ano de pandemia: a relação das crianças com as telas ficou mais intensa
O novo projeto, ainda segundo a publicação, pretende proporcionar uma "experiência mais segura possível para adolescentes e construir uma versão do Instagram que permita às pessoas com menos de 13 anos para usar o Instagram com segurança pela primeira vez." A política atual do Instagram proíbe crianças menores de 13 anos de usar o serviço.
Uma fonte do Facebook ouvida pelo BuzzFeed diz que a empresa planeja criar uma versão do Instagram em que os pais tenham controle sobre as contas de seus filhos, apesar de não detalhar como isso seria feito.
Na última semana, o Instagram foi alvo de críticas relacionadas à segurança dos jovens na rede social, principalmente como espaço aberto para o bullying online. Como resposta, a empresa publicou em seu blog, no dia 16 de março,um texto em que diz que está trabalhando para aumentar a segurança dos adolescentes na plataforma, implantando recursos de inteligência artificial para identificar a idade real das pessoas cadastradas na plataforma, além de um novo recurso que impede os adultos de enviar mensagens para menores de 18 anos que não os seguem, por exemplo.
O post, porém, não fazia qualquer menção à ampliação do seu uso para menores de 13 anos.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/03/facebook-planeja-lancar-versao-do-instagram-para-menores-de-13-anos-diz-site.html