Grávidas e lactantes apresentam forte resposta imunológica às vacinas contra a covid-19. Um estudo publicado nesta quinta-feira (25) no American Journal of Obstetrics and Gynecology mostrou que gestantes e puérperas respondem tão bem ao imunizante como mulheres que não deram à luz. O estudo também identificou anticorpos no leite materno e no cordão umbilical, sugerindo que a proteção ao vírus também seria transmitida aos bebês.
Ao todo, 131 mulheres participaram da pesquisa: 84 estavam no terceiro trimestre da gestação, 31 estavam amamentando e 16 faziam parte do grupo de controle. Todas receberam duas doses da vacina da Pfizer-BioNTech ou da Moderna.
Após a aplicação do imunizante, os cientistas coletaram sangue das participantes, para analisar como o organismo de cada uma delas reagiu. Eles perceberam que todos os grupos induziram anticorpos da mesma forma. A proteção gerada pela vacina era, inclusive, maior do que a observada em mulheres que já haviam sido contaminadas pelo vírus.
Segundo Andrea Edlow, uma das autoras do estudo, as descobertas são importantes para ajudar a suprir uma "falta de informação" sobre o assunto, já que grávidas e lactantes, a princípio, estavam fora dos testes das vacinas. “Este estudo é uma mais uma peça do quebra-cabeça para tentar dar às mulheres grávidas e lactantes um melhor aconselhamento baseado em evidências sobre a vacina”, disse em entrevista à NBC.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/03/gravidas-apresentam-forte-resposta-imunologica-vacina-contra-covid-19-diz-estudo.html