Friday, December 11, 2020

"Vírus da China?" Criança italiana de 4 anos pode ter sido 1º caso de covid-19 no mundo, sugere estudo

Profissional fazendo teste em laboratório (Foto: Pexels)

 

Um artigo publicado nesta terça-feira (8) por pesquisadores da Universidade de Milão sugere que o novo coronavírus já circulava na Itália pelo menos três meses antes do primeiro diagnóstico oficial - que ocorreu em fevereiro de 2020. O texto, publicado ainda na versão preliminar na revista Emerging Infectious Diseases, do Centro norte-americano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), considera que o 1º caso da doença pode ter sido um menino italiano de 4 anos, contaminado em novembro de 2019, e cujos sintomas foram confundidos à época com sarampo.

Até esta descoberta, a China era considerada o país onde foi registrado o primeiro caso do novo coronavírus no mundo - em dezembro de 2019, em Wuhan, quando a covid-19 ainda era tratada como pneumonia. Na Itália, o primeiro caso da doença foi relatado na cidade de Codogno, na região da Lombardia, em 21 de fevereiro de 2020. 

LEIA TAMBÉM: Covid em crianças: a pediatra Ana Escobar fala sobre os sinais de alerta para quadros mais graves

"Este achado é de importância epidemiológica porque expande nosso conhecimento sobre o momento e o mapeamento das vias de transmissão do SARS-CoV-2. A disseminação não reconhecida de SARS-CoV-2 a longo prazo no norte da Itália ajudaria a explicar, pelo menos em parte, o impacto devastador e o curso rápido da primeira onda de covid-19 na Lombardia", diz o artigo.

Como foi feito o estudo

A análise levou em consideração casos de suspeita de sarampo, registrados a partir do final de outubro de 2019, mas que deram negativo para a doença. Vale lembrar que, principalmente nas crianças, a covid-19 pode ocasionar erupções na pele, semelhantes às causadas pelo sarampo.

+ Resfriado comum pode imunizar crianças contra inflamação multissistêmica associada a covid-19, diz estudo

Foram avaliadas amostras de 39 pacientes, de 8 meses a 73 anos, coletadas durante setembro de 2019 e fevereiro de 2020. Uma dessas amostras deu positivo. O menino de 4 anos vivia nos arredores de Milão e não tinha histórico de viagens relatado. O estudo não traz informações sobre o estado de saúde do menino.

De acordo com o que detalha o artigo, no dia 21 de novembro, a criança apresentou tosse e rinite. Cerca de uma semana depois (30 de novembro), ela foi levado ao pronto-socorro com sintomas respiratórios e vômitos. Em 1º de dezembro, teve início uma erupção na pele do menino, semelhante ao sarampo. Em 5 de dezembro (14 dias após o início dos sintomas), foi obtida amostra de esfregaço de orofaringe para diagnóstico clínico de suspeita de sarampo - a mesma amostra usada para diagnosticar, meses depois, a covid-19.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/12/virus-da-china-crianca-italiana-de-4-anos-pode-ter-sido-1-caso-de-covid-19-no-mundo-sugere-estudo.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!