A vacinação de crianças contra a covid-19 ainda é um tema polêmico e muitos países, inclusive o Brasil, têm colocado os pequenos no fim da fila das campanhas de vacinação. No entanto, a Academia Americana de Pediatria (AAP) alertou que, embora a vacina ainda não tenha sido aprovada para as crianças, os pediatras devem se preparar para esse marco. Segundo informações do The Sheridan Press, em Wyoming (EUA), por exemplo, a campanha de vacinação contra a covid-19 já foi iniciada para pessoas com 16 anos ou mais.
Diante desse cenário, os pediatras devem estar atentos para realizar três ações imediatas: aprender sobre a vacina, preparar sua equipe para ser imunizada e compartilhar suas experiências com os demais profissionais. “Com certeza receberei a vacina na primeira chance que tiver de recebê-la”, disse Michael Sanderson, que é membro da Academia Americana de Pediatria.
VACINAS PARA CRIANÇAS
De acordo com a AAP, são necessários mais testes de vacinas feitos com crianças para garantir que não haja efeitos colaterais específicos para os pequenos. "A AAP declarou e eu concordo que é fundamental que a população pediátrica seja incluída em testes em andamento e futuros, para que possamos garantir que essas vacinas sejam seguras e eficazes em crianças mais novas e que as crianças mais novas tenham acesso a essas vacinas", disse a médica Alexia Harrist, do departamento público de Saúde de Wyoming.
Para Sanderson, a população não deve se preocupar com o rápido processo de aprovação das vacinas “Muitas pessoas sentem que essas autorizações de uso emergencial de vacinas estão avançando muito rapidamente para serem feitas com segurança, mas a realidade é que todas as mesmas etapas que normalmente são tomadas para garantir a segurança e eficácia da vacina nesses processos ainda estão sendo tomadas", explicou.
No entanto, o médico não recomendaria a vacina a ninguém com menos de 18 anos - embora a Pfizer incluísse indivíduos com 16 e 17 anos em seu estudo - porque o tamanho da amostra era pequeno. Além disso, a Academia Americana de Pediatria não recomendou nenhuma das vacinas contra a covid-19 para crianças de qualquer idade, disse ele.
Para a médica Alexia, os adolescentes já poderiam entrar nas campanhas de vacinação. "O ACIP (Comitê Consultivo em Práticas de Imunização, na sigla em inglês) recomenda o uso da vacina Pfizer em indivíduos com 16 anos ou mais. Com base nesta recomendação do ACIP, tenho confiança de que indivíduos com idades entre 16 e 17 anos podem ser vacinados com a vacina Pfizer com segurança.
De acordo com um relatório de 17 de dezembro da Associated Press, os fabricantes da vacina Pfizer começaram a testar a vacina em crianças a partir de 12 em outubro, o que deve levar vários meses. A Food and Drug Administration terá que decidir quando haverá dados suficientes para permitir o uso de emergência nesta faixa etária. Dependendo dos resultados, crianças mais novas também podem ser inscritas para o estudo. A vacina Moderna começou a envolver participantes do estudo com idades entre 12 e 17 anos neste mês e os acompanhará por um ano. O teste em crianças menores de 12 anos deve começar no início de 2021.
Neste momento, é impossível dizer quando as vacinas estarão disponíveis para as crianças, disse Sanderson. As populações de pacientes para crianças em estudos de vacinas precisarão ser grandes e diversificadas para demonstrar que as vacinas contra a covid-19 são seguras e eficazes para crianças. No entanto, o especialista diz que ao se comprovar a segurança das vacinas para as crianças é necessário que elas as tomem para evitar a propagação do vírus.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/12/aap-pede-para-pediatras-se-prepararem-para-aprovacao-da-vacina-contra-covid-19-para-criancas.html