Novembro foi mês de eleições aqui no Brasil. Mês em que conhecemos também os novos governantes dos Estados Unidos e de alguns outros países, como a Bolívia. Queria muito escrever sobre esse tema, mas não estava sabendo por qual ponto de vista poderia falar. Na observação da nossa rotina diária, muitas vezes nós, adultos, apenas nos queixamos dos políticos na frente dos nossos filhos. Apontamos os erros, apontamos a corrupção, a incitação à violência, apontamos o descrédito que o poder público tem hoje em dia... E diante disso, fiquei sem saber qual luz apontar nesta coluna que, mensalmente, se propõe a conversar com os pais sobre assuntos que são importantes para as nossas crianças.
E foi no anúncio da vitória de Joe Biden e Kamala Harris à presidência dos Estados Unidos que a luz, enfim, apareceu. Mais precisamente ao ver o comentarista da CNN Van Jones falar emocionado quando saiu o resultado das eleições estadunidenses: ‘É mais fácil ser um pai nesta manhã. Está mais fácil dizer para as suas crianças... que o caráter importa. Porque ele importa. Está mais fácil dizer a elas que a verdade importa. Que ser uma boa pessoa importa. E é mais fácil para muitas outras pessoas. É algo importante para nós apenas podermos ter alguma paz. E termos alguma chance de redefinir. E o caráter do país importa. Ser um bom homem importa. Eu quero que meus filhos vejam isso, sabe? Esse é um bom dia para este país. Sinto muito para as pessoas que perderam, para elas o dia não foi bom. Mas para uma enorme quantidade de pessoas, é um dia bom’, disse o advogado de 52 anos.
E, para além disso, ele se emocionou, chorou, falou da luta da população ao longo dos anos… Mas a primeira frase foi o que mais me impactou diante de uma análise igualmente potente. Sim, essa é uma mensagem importante de se passar. Que caráter importa para aqueles que nos representarão. Foi importante ter visto isso junto com os meus filhos e fazer com que eles escutassem também. Porque acredito que é preciso formar novas mentes para que, futuramente, elas queiram estar na política e ocupar aquele lugar com ética, com competência e com visão de governo para todos.
Nossos filhos e filhas serão os próximos líderes da nação, não só na política, mas em diversas áreas. Por isso, ter como tema o caráter é um bom começo de conversa para explicar a eles sobre leis, sobre o comando de lugares, sobre gestão pública… E, talvez assim, a gente consiga escrever uma história bem diferente da que vivemos hoje que, infelizmente, é uma história desestimulante, de uma falta de diálogo imensa, muito violenta e que, às vezes, faz parecer que outros caminhos e não a democracia são os ideais.
Então, amigos e amigas, falemos sobre caráter para os nossos pequenos.
Lázaro Ramos é ator, apresentador, diretor e escritor, casado com a atriz Taís Araujo e pai de João Vicente, 9 anos, e Maria Antônia, 5
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Lazaro-Ramos-Em-construcao/noticia/2020/12/ter-como-tema-o-carater-e-um-bom-comeco-de-conversa-para-explicar-aos-nossos-filhos-sobre-leis-e-gestao-publica-diz-lazaro-ramos.html