Tenho guardados comigo vários cadernos de receitas da minha avó Viquinha, mas em nenhum deles encontrei a receita de um doce que me fazia salivar tanto quando menina (e quando adulta também!): sorvete de morango. Era uma lacuna nas minhas memórias. Tanto que, hoje, tento recriar e passar para o meu filho na cozinha de casa.
Lembro que não parecia sorvete de massa comprado, nem na textura nem no sabor – e isso era bom. Tampouco, acho, era feito naquelas máquinas de sorvete caseiras que já vi por aí. Era simples mesmo, como só as melhores coisas conseguem ser.
A imagem que me vem à mente é minha avó na cozinha azulejada no 11o andar do prédio colado à Avenida Paulista, em São Paulo – um verdadeiro ninho no alto da cidade grande. No balcão feito de fórmica, um tabuleiro de alumínio gelado, do qual ela, aos poucos, raspava o sorvete cor-de- rosa com gosto de fruta e creme.
Então, outro dia, enquanto navegava na internet, me deparei com uma receita que parecia muito simples: morango, leite, creme de leite, açúcar, liquidificador. Resolvi testar, com a esperança de reencontrar o sabor da casa da avó. E consegui! Coloquei o meu sorvete em uma tigela de louça que herdei dela, em vez de usar o prosaico tabuleiro, porque achei que a ocasião pedia. Servi para o meu filho Pedro, que pôde conhecer um pouco mais da bisavó.
Agora, é a sua vez de conhecê-la.
Em tempo: a nutricionista Maria Fernanda Naufel, de São Paulo (SP), explica que, por conter açúcar, esse sorvete não está liberado para os bebês, que vão precisar esperar um pouco mais para prová-lo. “Uma preparação doce, gostosa e refrescante como o sorvete é sempre muito convidativa e pode ser oferecida a partir dos 2 anos. As crianças adoram!”, diz.
“No entanto, é importante salientar que preparações que levem açúcar como um dos ingredientes não devem ser oferecidas com grande frequência, mesmo que seu filho seja mais velho, para evitar a obesidade e não comprometer o paladar”, reforça a especialista. Mas tudo bem ser uma sobremesa para aquele dia especial.
Receita
Ingredientes:
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro (glaçúcar)
2 xícaras (chá) de morangos congelados
Modo de preparo:
No liquidificador, bata o creme de leite com o leite e o açúcar. Acrescente os morangos e bata mais. Despeje em uma tigela ou em um tabuleiro, e leve ao congelador por duas a três horas. Na hora de servir, se o sorvete estiver muito duro, deixe alguns instantes fora da geladeira até amolecer um pouco. Raspe com uma colher mergulhada previamente em água.
Tempo de preparo: 3 horas
Rendimento: 10 porções
A partir de 2 anos
*Mariana Weber é jornalista e autora do blog Caderno de Receitas.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Alimentacao/noticia/2020/12/receita-sorvete-de-morango-caseiro.html