Se as idas ao banheiro começaram a ficar mais espaçadas durante a gravidez, saiba que você não está sozinha. Um grupo de pesquisadores da Universidade da Finlândia Oriental fez um levantamento com 1.077 mulheres. Depois de aplicar um questionário, eles concluíram que as grávidas tinham de duas a três vezes mais possibilidades de sofrer constipação do que em qualquer outra fase da vida. A explicação para o intestino mais preguiçoso é simples. “Os níveis do hormônio progesterona aumentam na gravidez, e tudo anda mais devagar. O intestino fica mais lento e dá mais sonolência, por exemplo”, diz o obstetra Flávio Tanesi, do Hospital Santa Catarina (SP). A pesquisa também mostrou que, para quase metade das mulheres, o quadro de prisão de ventre continuou no mês seguinte ao parto. “Em muitos casos, a mulher deixa de tomar a quantidade de líquido necessária. O organismo direciona muita água para produzir o leite e, com isso, acaba faltando para formar o bolo fecal”, afirma Tanesi.
O ideal é que a evacuação aconteça diariamente ou, no máximo, em dias alternados. Veja o que ajuda a regular as idas ao banheiro
Alimentação
Uma dieta equilibrada e rica em fibras acelera as visitas ao banheiro. Aveia, linhaça, folhas verdes, castanhas e laranjas (com bagaço) são ótimas aliadas. Substituir pães e massas brancas por integrais também colabora.
Ingestão de líquido
Consumir uma média de três litros de água por dia é fundamental, principalmente no pós-parto, quando o organismo trabalha para a produção de leite.
Atividade física
Exercitar-se também faz diferença para melhorar a função intestinal. Caminhar ou fazer pilates pelo menos três vezes por semana são boas alternativas, mas sempre com recomendação do obstetra.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2020/12/intestino-preso-na-gravidez-3-dicas-para-melhorar.html