Monday, December 14, 2020

Meu bebê mama no peito, não aceita mamadeira. Vou voltar a trabalhar fora. E agora?

FuncionouComigoSoNoPeito (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Minha bebê de 4 meses está em aleitamento materno, livre demanda. Volto a trabalhar quando completar 6 meses, mas ela não aceita mamadeira – nem com o meu leite. O que devo fazer?
Alice Cristina Figueiredo, 34 anos, mãe de João Victor, 18 anos, e Maria Alice, 4 mesesn

Varie os bicos
Tive de oferecer diversos tipos e, sobretudo, persistir. Um dia, ela simplesmente aceitou o meu leite em uma mamadeira com determinado bico. Faltava uma semana para eu voltar a trabalhar.
Daniela Raquel Fritsch, mãe de Maria, 2 anos

 

Longe da mãe
Minha caçula foi pegando mamadeira aos poucos, mas só usava quando eu não estava por perto. Se eu estava em casa, vinha direto no meu peito, ainda bem!
Maria Alice Boscardin, mãe de Luiz Antônio, 2 anos, e Constança, 1

Na colher
Tirava meu leite e deixava para o meu bebê tomar de colher. Hoje, ele está com quase 2 anos e nunca aceitou nenhum outro leite e nem mamadeira.
Sarah Araujo Oliveira, mãe de Moisés, 4 anos, e Antônio, 1 ano e 11 meses

Diferentes tentativas
Oferecemos vários tipos de mamadeira, a única que minha filha quis foi aquela chuquinha bem pequena e de bico mole. Vale a pena tentar.
Isadora Maria Braga Raphael, mãe de Alice, 1 ano

Palavra de especialista

Mais leite materno
As mães que retornam ao trabalho têm muitas dúvidas sobre o assunto, e não é para menos: amamentar é um ato de amor e de reforço do vínculo. Não é fácil romper, ainda que por algumas horas, com esse hábito. De forma geral, a orientação comum às mães é: ao optar por extrair o leite com massagens ou bomba, elas podem congelar e fazer um estoque para alimentar o bebê a qualquer momento, descongelando em banho-maria. Se for fazer isso no trabalho também, é preciso transportar o alimento em caixa isotérmica com gelo.

É importante saber que, dependendo dos benefícios da empresa, há mães que podem ter direito à prorrogação da licença-maternidade – e consequente extensão do período de amamentação. Têm direito, ainda, a intervalos para tirar leite.

 

Apesar de a mamadeira ser a primeira opção da maioria das mães para oferecer o leite materno ao bebê, os especialistas indicam a colher ou o copinho, pois eles interferem menos na amamentação e oferecem menor risco de engasgo. Com persistência, o pequeno aceita bem. Por fim, fique tranquila: há um alto índice de mães que voltam ao trabalho e prosseguem com o aleitamento.

Luciano Borges Santiago, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Alimentacao/noticia/2020/12/meu-bebe-mama-no-peito-nao-aceita-mamadeira-vou-voltar-trabalhar-fora-e-agora.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...