Vou contar uma coisa: escrever esta coluna às vezes causa confusão em casa. Um monte de comidinhas gostosas sendo preparadas na cozinha e… “Espera, filho, que ainda preciso fotografar!” Pior quando a receita tem a ver com alguma data especial. Para sair na revista, tudo tem de ser produzido com antecedência.
Foi uma chiadeira quando as torradas de Halloween apareceram bem antes de 31 de outubro. Quando o fim de outubro se aproximava, tirei do armário as louças natalinas… Mais reclamações.
Meu Pedrinho leva datas comemorativas muito a sério. Comida de festa é comida de festa. Se a gente faz fora de hora, perde metade da graça. Ao mesmo tempo, ele tem de se acostumar porque a cozinha é também o meu local de trabalho. E ele pode brincar de me ajudar nos dias de festa e nos dias de trabalho.
O que torna uma comida digna de festa? Às vezes, é um preparo único, como o panetone. Às vezes, é um traje festivo – caso desta guloseima, muito simples de fazer. Não exige forno (exceto micro-ondas), tampouco habilidade.
A nutricionista materno-infantil Fernanda Mariz (SP) lembra que vale conscientizar as crianças de que, nas datas festivas, elas podem comer o que quiserem, mas sempre respeitando o momento em que se sentem saciadas. O açúcar só deve ser oferecido para maiores de 2 anos (que não tenham alergia a leite ou oleaginosas), e com moderação.
Outra dica: “Faça um café da manhã e um almoço leves para não sobrecarregar a digestão, se o jantar for mais pesado”, diz Fernanda.
E boas festas para nós!
Ingredientes
20 bolachas água e sal
⅓ de xícara (chá) de noz-pecã (tostada e sem sal)
100 gramas de manteiga
200 gramas de chocolate meio amargo para cobertura
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco
Modo de preparo
Triture no processador as bolachas e a noz-pecã. Misture essa farofa de bolacha e noz à manteiga derretida. Cubra uma forma de cerca de 15 x 20 cm com papel-manteiga, deixando sobra nas laterais. Espalhe a massa no fundo da forma, pressionando com os dedos para firmar. Leve o utensílio ao congelador. Pique o chocolate, coloque em uma tigela de vidro ou cerâmica e derreta no micro-ondas (aqueça 30 segundos na potência média, mexa, aqueça mais 30 segundos e repita os passos até ele estar bem derretido). Junte o creme de leite e mexa bem. Se o chocolate ficar opaco, volte ao micro-ondas. Espalhe o chocolate sobre a massa de biscoitos. Leve ao congelador por uma hora. Com ajuda do papel-manteiga, retire cuidadosamente a barra de biscoito e chocolate da forma, e coloque sobre uma bancada. Corte os triângulos com uma faca afiada. Decore-os com confeitos de chocolate, açúcar de confeiteiro ou nozes.
Tempo de preparo: 1h30min
Rendimento: 6 árvores
A partir de 2 anos
*Mariana Weber é jornalista e autora do blog Caderno de Receitas.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Culinaria-Mariana-Weber/noticia/2020/12/sobremesa-diferente-para-criancas-no-natal-arvore-de-chocolate.html