Não há dúvida de que andar de bicicleta é uma das atividades ao ar livre mais escolhidas para os dias de folga de adultos e crianças. E esse exercício, além da diversão, traz benefícios para o seu filho. Pedalar estimula a coordenação motora e o equilíbrio e melhora a postura”, explica o ortopedista Eduardo Abdalla Saad, professor de ortopedia pediátrica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
QUANDO ACONTECE
Por volta dos 3 anos, seu filho já tem coordenação motora para mover os pedais e direcionar a bicicleta, principalmente se teve uma experiência inicial com triciclos. Ainda não dá para exigir que pedale sem rodinhas. Isso acontece, em média, aos 6 anos.
O PAPEL DOS PAIS
Garanta a segurança do seu filho. Seja para passear, se locomover pela cidade ou praticar esporte, o capacete é pré-requisito ao andar de bicicleta. Certifique-se que a bicicleta está revisada e escolha um lugar plano e sem carros. Acompanhe as pedaladas do pequeno bem de perto para que ele se sinta seguro.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Desenvolvimento/noticia/2019/01/quando-meu-filho-vai-andar-de-bicicleta-com-e-sem-rodinha.html