Já pensou em fazer uma sessão de fotos para gravar os melhores momentos da gravidez até os primeiros anos de vida dos seus filhos? Com talento e sensibilidade, fotógrafos do mundo todo se especializam em categorias da fotografia de família como a de parto, gravidez e recém-nascidos. Agora, todos eles podem ter a chance de ter seu trabalho reconhecido através de um prêmio internacional.
Criado em 2015 pelos fotógrafos Marcos Pellegrini e Eliane Pellegrini, o Outstanding Maternity Awards surgiu como um prêmio brasileiro para reconhecer e incentivar o trabalho de fotógrafos de família.
Com o passar as edições, os criadores enxergaram a oportunidade de ampliar o concurso, convocando juízes internacionais para selecionar os melhores cliques e, mais recentemente, abrindo as inscrições para fotógrafos de todo o mundo. Hoje, o Outstanding Maternity Awards é o único prêmio internacional dedicado à fotografia familiar.
Em dezembro de 2018, foram anunciados os vencedores da oitava edição da competição, que contou com a inscrição de fotógrafos de países como a França, Áustria, México e, é claro, o Brasil.
Conheça abaixo a história por trás de três desses cliques impactantes.
Baseada na República Dominicana, a fotógrafa italiana Paola Massa tem muita experiência com fotografias submersas. Seus clientes, por outro lado, devem aprender os macetes e os limites da vida embaixo d’água a cada ensaio. “Quando alguém marca uma sessão, eu logo envio vídeos para que a pessoa estude [como mergulhar]”, explica Massa. “Um fator importante também é sentir-se livre e bela, sem pensar se está despenteada. Divirta-se sempre.”
Foi o que fez essa mãe fotografada por Massa, que chegou confiante ao local do ensaio e se entregou ao processo. “Esta pose reflete liberdade e beleza para mim. A beleza de qualquer mulher na etapa mais bela de sua vida”, diz a fotógrafa italiana. Para ela, o mais importante na hora de tirar uma foto como essa é estudar a pessoa retratada, tanto física como psicologicamente, e evidenciar os seus melhores traços na foto.
"Fotografar partos é algo muito profundo, pois você está presente no momento mais íntimo e importante da vida das pessoas", afirma Paula Beltrão, fotógrafa familiar há 8 anos que mora em Belo Horizonte, Minas Gerais.
A foto acima, uma das cinco de Beltrão que foram premiadas pelo Outstanding Maternity Awards em 2018, mostra um parto humanizado feito na Maternidade Sofia Feldman, onde a mãe procurava dar à luz ao seu segundo filho de forma mais natural e respeitosa possível.
Para Beltrão, "o profissional que escolhe fotografar partos deve entender muito mais do que a técnica fotográfica. Ele deve conhecer vários tipos de parto e todas as especificidades de cada um." Isso porque o fotógrafo deve permancer atento para que a sua presença não afete o trabalho e a logística criadas para cada parto, além de saber como trabalhar em ambientes com pouca luz. Ao final do processo, o resultado é recompensador. "Minhas imagens serão vistas e lembradas com enorme afeto por gerações."
Edilaine Canto de Jesus também é fotógrafa familiar e se dedica à cobrir partos desde agosto de 2017."Quando eu fotografei um parto pela primeira vez, eu senti que era isso que eu queria fazer, essa era a especialização que eu buscava, por ser uma fotografia que te entrega muita verdade", conta a fotógrafa.
O parto da foto premiada foi especialmente emocionante para a fotógrafa por se tratar de um procedimento emergencial que reuniu toda a família a nova mãe. "Como ninguém estava esperando por isso, eu até cheguei a dar uma carona para a avô da criança que estava prestes a nascer. No hospital, encontrei o avô paterno, de 76 anos, que estava aguardando a chegada do primeiro netinho", relembra.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2019/01/premio-internacional-revela-melhores-fotos-da-gravidez-ao-parto.html