O casal mauritano Ian e Marie Hélène Papillon teve uma grande surpresa durante o parto de suas gêmeas no início deste ano. Durante o procedimento, o obstetra notou que as crianças estavam ligadas pela caixa torácica e pelo abdômen, com uma fusão de partes do coração. A anormalidade não havia sido identificada nas ultrassonografias feitas durante a gestação.
"No quarto mês da gravidez, o médico viu que nós teríamos dois bebês. Ficamos muito felizes", conta Marie Hélène, mãe de três filhos aos 36 anos. "Todas as vezes o médico me mostrava dois corações nos ultrassons, um à direita e outro à esquerda. No entanto, durante o parto, me disseram que os bebês estavam 'grudados'. Eu ainda estou em choque por não saber o que estava acontecendo."
O parto foi feito por cesárea e Marie Hélène permaneceu no hospital durante quatro dias. As crianças nasceram pesando 4,1 quilos. Agora, segundo Nasseema Aumeero, pediatra do Hospital Jawaharlal Nehru, elas devem ser transferidas para um centro especilizado no exterior, para que teham o tratamento adequado. "Precisamos de um centro que possa separá-las e dar um coração a cada criança, para que ela possa ter uma circulação autônoma", explica a médica. "Também será necessário separar o fígado para que todos possam ter órgãos autônomos separados".
As irmãs permancem em observação na unidade neonatal, aguardando que a tranferência ocorra. Enquanto isso, Ian, o pai dos gêmeos, tem organizado os documentos para o vôo. "Estou tomando as providências necessárias para que seus passaportes estejam prontos para enviá-las ao exterior", conta o pai. Marie Hélène e a gêmeas terão os custos da viagem cobertos pelo governo da Mauritânia, mas Ian está preocupado com o fato da esposa ter de ficar sozinha neste momento. "Eu gostaria que o ministério mostrasse uma face mais humana enviando um cuidador para minha esposa que acabou de fazer uma cesárea", desabafa. "Ela não poderá viajar sozinha nesta situação."
Confira o vídeo, em inglês, sobre o caso (assista aqui, caso não encontre o vídeo abaixo):
Com informações de Africanews.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/noticia/2019/01/gemeas-siamesas-nascem-na-mauritania-pais-so-descobriram-durante-o-parto.html