Munida de uma longa lista de materiais escolares e uma criança ansiosa para a volta às aulas, está na hora de ir às compras. Mas é claro que ninguém quer gastar além do necessário! Para não desperdiçar nada, Nicole Berndt, do blog Casa Sem Lixo, dá cinco dicas em que, de quebra, você ainda colabora com o meio ambiente!
1. Se seu filho quer muito uma nova mochila para começar o ano, mesmo tendo uma em perfeito estado, que tal sugerir uma troca com o colega? Assim, todo mundo sai ganhando!
2. Os cadernos cujas folhas não foram completamente usadas, podem e devem fazer parte do material deste ano! Basta tirar as folhas usadas e enviá-las à reciclagem – sem amassar, para que não percam o valor de mercado.
3. Seja consciente no uso do plástico! Encapar os materiais pode aumentar sua vida útil, mas a técnica só vale a pena se aquele item realmente for reutilizado no próximo semestre.
4. Se houver abertura, sugira à escola que repense os materiais usados de forma coletiva. Por exemplo, não é necessário cada aluno comprar um novo tubinho de cola, se já existe o do ano anterior: basta um tubo grande para fazer a reposição!
5. Atente-se ao “mix” de materiais. Prefira os lápis sem borracha embutida, pois, quando ficarem pequenos, a possibilidade de serem reciclados com a parte metálica e a borracha na ponta diminui, e esse resíduo acaba seguindo para um aterro ou lixão.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/Volta-as-aulas/noticia/2019/01/como-reaproveitar-o-material-escolar.html