Nada parecia ameaçar a segurança do pequeno Jagger, 2. Ele queria brincar no quintal da casa da avó, e a mãe resolveu deixar o pequeno à vontade. "Nós o colocamos no chão, descalço, por apenas dez segundos e, no minuto seguinte, ele estava gritando", contou a mãe, Pippa Simmons, 34, ao Channel 10.
Jagger, que ama correr ao ar livre, ficou com terríveis queimaduras de segundo e terceiro graus. A família, que mora em Perth, capital australiana, correu para o hospital. "Eles tiveram que cortar as bolhas de seus pés", conta a mãe. Nos dias seguintes, ele passou por um tratamento doloroso para sarar as feridas expostas. Segundo os médicos, pelos ferimentos, Jagger pisou em uma calçada com temperaturas de, pelo menos, 30ºC.
+ Criança tem queimaduras de segundo grau ao usar tênis que acende
Como prevenir acidentes?
Segundo a ONG Criança Segura, entre os acidentes que podem acontecer com crianças, um dos mais devastadores é a queimadura. Na maioria das vezes, o tratamento é dolorido e demorado e, em muitos casos, as vítimas desenvolvem traumas físicos e psicológicos para toda a vida.
Outro fator agravante é que até os 4 anos de idade, a pele é mais fina e, por isso, queima a temperaturas mais baixas e mais rapidamente. Por exemplo, uma criança exposta a água quente a 60° por três segundos terá, possivelmente, uma queimadura de terceiro grau, lesão que requer hospitalização e enxertos de pele.
+ Seu filho foi queimado? Saiba o que fazer
Portanto, assim como na Austrália, o verão brasileiro também possui dias com extremamente quentes, o bastante para aquecer determinados pisos e causar queimaduras como as de Jagger. Por isso, de acordo com o Royal Children's Hospital Melbourne, é importante que os pais e responsáveis estejam atentos e oriente as crianças a usarem sandálias ao ar livre, inclusive na praia. Dependendo da temperatura, a areia também pode causar ferimentos.
Felizmente, duas semanas após o acidente, Jagger se recupera e está bem, mas ainda com os pés enfaixados. "Nada corta mais o coração do que ouvir seu filho gritando de dor", finaliza a mãe.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Seguranca/noticia/2019/01/crianca-de-2-anos-sofre-queimaduras-graves-ao-caminhar-descalca-em-piso-quente.html