Se você ainda não adquiriu o hábito de levar as crianças para a cozinha sem a pressão da hora exata do jantar, aqui está uma ótima oportunidade. Essa, aliás, é uma boa maneira de elas compreenderem como a comida saudável chega à mesa. Estudo da Universidade de Auckland (Nova Zelândia) também encontrou evidências de que adolescentes que sabem cozinhar são mais propensos a se alimentar de forma sadia quando adultos, ou seja, com mais refeições feitas em família, menos fast-food e mais vegetais no prato.
+ Jantar fácil: Receita de peixe com legumes no papilote
Mas, como é que se aprende? Incluindo a criança desde cedo nos afazeres da cozinha, segundo a engenheira de alimentos Mayra Abbondanza (SP), autora de Dêxa Eeuuu!!!. “Buscar os ingredientes também é uma forma de participar. Os menores podem misturar molhos e medir ingredientes. Depois, podem picar banana com faca de plástico até chegar a pegar em uma faca de verdade”, diz Mayra. É só por volta dos 8 anos que a criança deve aprender a ligar o fogo e a manusear facas, sem ponta, porém, sempre com a supervisão de um adulto do lado. O resultado são crianças cheias de iniciativa e que não vão depender tanto da indústria para se alimentar. Então, já para a cozinha.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Familia/Viagem-e-Ferias/noticia/2019/01/ferias-que-tal-cozinhar-com-o-seu-filho.html