Saturday, December 1, 2018

Quando meu filho vai rolar, sentar, engatinhar e andar?

Conquistadores - Kauê veste Camiseta da My Foots Mini e bermuda da Anuska (Foto: Raquel Espírito Santo)

 

O primeiro marco na busca de autonomia é o rolar. Apesar de simples, o movimento é bem importante para o desenvolvimento infantil. Do ponto de vista motor, virar de barriga para cima ou para baixo, arrastar-se para os lados ou empurrar o corpo são ações que ajudam a fortalecer a musculatura dorsal que, mais para a frente, será fundamental para a aquisição de movimentos mais complexos, como sentar, engatinhar e andar.

QUANDO ACONTECE
O rolar ocorre por volta dos 4 ou 5 meses. Aos 6 meses, a maioria dos bebês já é capaz de sentar sem apoio, o que significa um aprimoramento do controle de equilíbrio. Com a musculatura mais forte, por volta dos 9 meses, seu filho provavelmente fará os primeiros gestos com o objetivo de se arrastar pelo chão. Alguns levam mais tempo para conseguir e outros “pulam” essa etapa. Foi o que aconteceu com os gêmeos João e Lara, 3 anos. O pai, o chef de cozinha Álvaro Fernandes, 37 anos, acompanhou de perto. “Lara engatinhou aos 9 meses. Com facilidade, ela circulava entre os ambientes da casa. Já João pulou essa fase e passou a ficar em pé apoiando-se nos móveis. Apostamos que ele andaria primeiro, mas Lara deu os primeiros passos alguns dias antes do irmão”, diz Álvaro. Por fim, espera-se que a criança dê os primeiros passos entre 10 e 18 meses. Não há ganhos ou perdas se o bebê engatinha ou “anda direto”. Trata-se apenas de uma característica individual.

O PAPEL DOS PAIS
Para incentivar o seu filho a rolar, coloque-o em uma superfície macia sobre o chão e posicione ao seu redor brinquedos musicais e objetos de diferentes texturas. Assim, ele fará o movimento naturalmente enquanto se diverte. Quando chegar a hora de estimular o sentar, coloque o bebê no colo, sentado de frente para você, segurando-o pelas axilas. Devagar, brinque de serra-serra (aquele balanço para a frente e para trás). Além de curtir, ele vai forçar o pescoço e tentar se manter ereto. Uma das maneiras de incentivar seu filho a engatinhar é colocar um edredom ou cobertor no chão e espalhar brinquedos que se movem, como bolas e carrinhos. A criança, provavelmente, vai tentar alcançá-los. Por fim, para andar, o melhor é deixar seu filho descalço. Além de dar mais aderência, ao sentir o chão ele se sente mais seguro. Você pode, por exemplo, se colocar a um metro da criança e chamá-la. Ela irá se esforçar para chegar até você.

Em tempo: se você cogitou comprar um andador para o seu filho, saiba que o acessório pode atrasar seu desenvolvimento psicomotor. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) desaprova o uso, baseada em estudos que demonstram  que ele não é seguro.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Desenvolvimento/noticia/2018/12/quando-meu-filho-vai-rolar-sentar-engatinhar-e-andar.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...