Os food boards - tabuleiros de comida - são uma febre no Instagram. Perfis focados em gastronomia (profissional ou amadora) se esmeram em criar tábuas com queijos, frios, snacks, pastas e frutas em composições de babar de lindas, e com itens super-saborosos. Com a chegada do Natal, começam a aparecer na rede social ideias voltadas para o tema. Uma delas é a tábua de petiscos em formato de pinheiro de Natal, que pode ser montada para servir às crianças - além de garantir que elas não sintam fome até a hora da ceia, a tábua decora e - o melhor de tudo - é fácil de copiar em casa. Veja como.
Tem de tudo
Beau Coffron, dono do perfil @lunchboxdad, especializado em lancheiras infantis no Instagram, montou seu pinheiro com fatias de maçã-verde, edamame, salsão, framboesas e uma estrela no topo, que pode ser feita de damasco ou até cenoura. De um lado há biscoitos de tema natalino e do outro, queijos e bolachas. Na base da árvore, chocolates e mais bolachas. No topo, neve feita de biscoitos doces. Talvez haja açúcar demais, mas a montagem certamente inspira.
Frutas e queijos
Um perfil neozelandês replicou esta ideia mais saudável: nada de docinhos. No pinheiro comestível de formas simples, há apenas queijos e frutas intercalados e decorados com ramos de alecrim - que remetem à folhagem e perfumam a mesa. Em vez de tábua de madeira, um papel-manteiga próprio para culinária é a base para a montagem - fica bonito e prático para limpar a mesa depois. Variação sobre o mesmo tema: no pinheiro de queijos, usar tomatinho-cereja como bola de Natal e ramos de tomilho em zigue-zague para fazer as vezes de festão.
Só frutas
A foodstylist Verena Frei (@freistyle), da Suíça, fez uma versão exclusivamente com frutas - poucas, e já fatiadas. Além de frutas vermelhas, ela usou abacaxi, pitaya, physallis, maçã, kiwi e caqui para fazer a estrela. Note que o tronco do pinheiro é um chocolate. Ih, vai dar briga!
Como compor uma tábua de Natal no verão?
. Escolha itens como frutas leves, da época, já fatiadas (melancia é uma boa!), castanhas e tomatinhos (ambos cortados em tamanho seguro, dependendo da idade das crianças), crudités como pepino e cenoura cortados em palitos, uvas passas, cubos de queijo minas, biscoito de polvilho, pastinha passada na torrada pequena (pode ser de azeitona, de tomate seco, de atum).
. De saída, a preocupação com a oferta democrática de itens é uma boa dica, não importa a estação do ano, por isso, calcule ao menos um item de cada qualidade para cada criança.
. Não exagere, já que há uma ceia a seguir.
. Além do pinheiro, você pode montar os petiscos na tábua em formato de guirlanda, gorro de Papai Noel, a cabeça de uma rena… Sua criatividade é o limite!
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Natal/noticia/2018/12/foodboard-e-tendencia-para-o-natal-aprenda-fazer-em-casa.html