As festas de fim de ano são mesmo especiais. E você pode deixá-las ainda mais lindas e acolhedoras investindo na decoração. Para reforçar a magia dessa época, nada como dar atenção aos detalhes, incluir os filhos no planejamento e nos preparativos e comemorar muito. Boas festas!
1. A decoração de Natal ou Réveillon ganha unidade e fica mais bonita quando você escolhe um tema e uma cor. Com isso definido, é só ir preparando a casa com itens que estejam dentro da proposta.
Sylvia Dale, gerente de marketing e responsável pelo blog da Cecilia Dale
2. Antes de mais nada, defina as principais áreas da casa que serão decoradas, como porta de entrada, mesa central e lateral, escadas, cortinas, paredes e onde será colocado o foco principal: a árvore de Natal.
Roberta Branchini, da MChecon Retail, responsável pela decoração de Natal de vários shoppings e marcas de luxo do Brasil
3. Você consegue dar um ar natalino imediato a uma mesa escolhendo louças em tons de verde e vermelho. O legal é misturar peças bem diferentes nessas cores.
4. “Nossa árvore de Natal é enfeitada com itens que são especiais para a gente: pingentes antigos da minha família e da do meu marido, cartinhas que as crianças escreveram, desenhos que fizeram… A graça é olhar os enfeites e contar as histórias que eles têm.” Carolina Gaeta, 29 anos, mãe de Maria Fernanda, 5, e Benício, 3, autora do blog @mamaalpha
5. Eleja a paleta de cores principais. A dupla verde e vermelho pode ser mesclada com fitas e tecidos diferentes para uma decoração menos tradicional. Para o Réveillon, prata, branco ou dourado.
6. Combinações do círculo cromático que sempre funcionam: vermelho e branco; branco, bege e dourado; azul, branco e dourado; tons pastel, branco e um tom metálico; rosa e verde; tons alaranjados; azul, branco e prata.
Roberta Branchini
7. Para enfeitar a mesa: faça biscoitos no formato de árvore de Natal. Depois de assados, espete-os em copinhos transparentes com brigadeiro, que fará as vezes da terra.
Luciana Trafani, confeiteira, proprietária do Luck Cupcake e vencedora do programa Que Seja Doce 2017, do GNT
8. Um tema que faz sucesso entre as crianças é o da lenda dos países escandinavos, em que os animais da floresta ganham o poder de falar no dia 24 de dezembro. Decore com bichinhos e elementos verdes que lembrem a mata.
Sylvia Dale
9. Biscoitos amanteigados com motivos natalinos sempre fazem sucesso. Antes de levar o biscoito ao forno, faça um furinho na massa, na parte superior do docinho. Depois de assado e frio, passe um cordão pelo buraco e pendure na árvore de Natal.
Michael Arruda, confeiteiro e proprietário do Comfort Cake (SP)
10. A decoração tem de contar uma história. Use alguns brinquedos preferidos dos seus filhos, amarrados com fitas, para decorar a árvore. Eles vão amar vê-los na festa.
Sylvia Dale
11. Que tal mesclar materiais tradicionais a outros inusitados? A árvore principal pode ser uma escada de madeira, pintada e enfeitada com luzes e elementos como cones feitos de papel e forrados com tecido, ou elementos clássicos como ramos e pinhas.
Roberta Branchini
12. “No ano passado, a Natalia fez uma guirlanda na escola. Assim que ela a trouxe para casa, coloquei-a na porta de entrada. Ela se sentiu tão especial! Este ano, combinamos que vamos fazer uma nova, com a ajuda da Manuela.”
Gabriela Neves, 33 anos, engenheira, mãe de Natalia, 4, e Manuela, 2. Autora do blog @pausaproespumante
13. “Fatias de melancia em forma de pinheiro, espetadas em um garfo, ajudam na decoração.”
Nivea Salgado, mãe de Catarina, 8 anos, do blog @mildicasdemae
14. O tema de São Nicolau, um bispo bondoso que saía para dar doces para as crianças no Natal, também é certeiro. Use as cores vermelha e branca como principais e pontue o restante da decoração com doces ou itens que remetam a esse universo, como pote de biscoitos, baleiro…
15. Guirlandas são essenciais e podem ser produzidas com festão e ramas naturais decoradas com a composição de materiais inusitados, como forminhas metálicas de biscoitos, utensílios de cozinha, biscoitos, rolhas decoradas, origamis ou até da forma mais tradicional, com bolas e laços.
Roberta Branchini
16. “Customizamos nossas velas natalinas: fazemos o rostinho do boneco de neve, colocamos fitas que imitam o cachecol e espetamos grampos nas laterais para fazer os bracinhos.”
Paloma Tiradelli, mãe de Artur, 8 anos, e Joana, 4
17. Nas mesas, espalhe potes de vidro de várias formas e alturas, com velas dentro deles. Isso cria um clima aconchegante e sofisticado.
18. Não foque apenas na árvore. Decorar cada cantinho da casa traz uma atmosfera especial. E você deve ir enfeitando com calma. Acrescente um item diferente a cada dia nas semanas que antecedem o Natal, e as crianças vão se supreender e se divertir procurando os novos itens.
Sylvia Dale
19. “No início de dezembro, minha mãe dá um enfeite para cada neto. Quando minha filha ganha o dela, entende que é hora de montar a árvore de Natal!”
Pamela Ewbank, 31 anos, empresária, mãe de Olivia, 2, e Miguel, 5 meses, fundadora do blog @heymamma
20. Árvores e guirlandas ficam mais sofisticadas com luzes. Apesar da moda das coloridas, o branco quente das lâmpadas destaca a cor da decoração.
21. Traga o Polo Norte à festa: faça cupcakes cobertos com coco ralado.
22. Dourado é a cara do Réveillon. Velas e utensílios com essa cor trazem luz e luxo.
23. Móbile: corte formatos de árvores de Natal, estrelas e corações de feltro. Cole as peças em um barbante (frente e verso) e pendure.
Customizando.net
24. Enfeite as mesas com cake pops (receita na dica 53) como se fossem bolinhas de Natal. Arrume em bandejas formando vários “andares” .
25. Encha caixas de acrílico transparente com pinhas e coloque luzinhas entre elas.
26. Coloque cookies de formatos natalinos em saquinhos transparentes e enfeite a árvore.
27. Quer dar um “up” na cadeira? Um galho artificial preso ao encosto deixa o móvel um luxo.
Claudia Pixu, consultora de lifestyle, @chezpixu
28. Se for servir a ceia na mesa, capriche no porta-guardanapo. No Réveillon, aposte em opções mais tropicais, como flores para segurar o acessório.
Sylvia Dale
29. Dica para montar a árvore de Natal: a decoração deve começar pela iluminação,
seguida pela aplicação dos enfeites, de cima para baixo.
Roberta Branchini
30. Leve seu filho para escolher enfeites para a árvore. A ideia é que cada ano tenha ao menos um eleito por ele, assim, a árvore vira um álbum de memórias.
31. “É tradição na casa da minha mãe: ela decora a árvore de Natal com bolachas com o nome de cada neto.”
Pamela Ewbank
32. A mesa da ceia ganha destaque com festão verde, no Natal, ou dourado, no Ano Novo.
33. Antes de encher balões transparentes, insira papel colorido picado neles. Ficam lindos e podem ser estourados na hora da virada.
34. Lanternas diferentes: envolva a metade inferior de um pote de vidro com uma tira de papel cartão preto furado com fomatos de bolinhas ou estrelas. Use velas de LED dentro.
35. Aposte em velas à pilha para outros locais da casa, perfeitas para quem tem crianças pequenas.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Natal/noticia/2018/12/35-ideias-de-decoracao-para-festas-de-fim-de-ano.html