Comer sozinho é um processo de aprendizagem importante. “Ao se alimentar por conta própria, a criança tem a chance de conhecer a textura e reconhecer o sabor dos alimentos. Isso vai influenciar sua futura relação com a comida”, diz Cátia Regina Branco da Fonseca, professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu (SP).
QUANDO ACONTECE
A partir do momento em que a criança senta sem apoio, ou seja, por volta dos 6 meses, ela está apta a iniciar a introdução alimentar. No BLW (Baby-led Weaning, traduzido como desmame guiado pelo bebê), a criança pega os alimentos em pedaços e leva até a boca. Ou seja, ela conduz a comida desde o primeiro dia de apresentação alimentar. No modelo tradicional, o bebê recebe comida na boca por meio de uma colher. Dessa forma, é esperado que por volta do primeiro aniversário, a maioria já seja capaz de pegar a colher, segurar a mamadeira e beber em copos, como os de transição. Até os 24 meses, a criança aprende a segurar a colher com controle razoável. E, entre os 3 e 4 anos, já é capaz de comer sem ajuda.
O PAPEL DOS PAIS
A criança consegue desenvolver suas habilidades à medida que a refeição tem novos sabores e cores”, explica a nutricionista Tatiana Carnevalli De Vuono, especialista em alimentação infantil, autora do livro 100 Perguntas e Respostas sobre a Alimentação dos Bebês até os 2 Anos de Idade e do perfil @criancabemnutrida. Paciência é fundamental, já que, independentemente do método de alimentação, vai ter sujeira no chão. Sentir a comida, a textura e usar as mãos fazem parte do processo. Dar muita importância à bagunça pode fazer com que ela se sinta inibida ou associe a refeição a broncas.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Desenvolvimento/noticia/2018/12/quando-meu-filho-vai-comer-e-beber-sem-ajuda.html