Enquanto os adultos ainda tentam entender o que há de tão atraente em ver alguém abrindo um novo brinquedo, as crianças estão cada vez mais obcecadas. Esse tipo de vídeo, batizado como "unboxing", é bastante popular entre os pequenos, e os youtubers já sacaram isso. Tanto que alguns já são "especializados" e até são pagos para abrir produtos de fabricantes.
Há quem diga que as empresas enviam brinquedos aos youtubers antes mesmo de serem colocados à venda para abastecer a demanda antes do lançamento do produto. Alguns parecem resenhas sobre os prós e contras de um produto. Outros soam mais como publicidade. Tem ainda aqueles que gravaram os filhos abrindo presentes, jogaram na internet e o vídeo acabou viralizando.
Unboxing: bom ou ruim?
Para a pedagoga e especialista em rotina infantil, Camila Lavagnoli (ES), os unboxing envolvem o principal interesse da criança, que é o brincar. "Por mostrar de forma lúdica os brinquedos e sua forma de uso, os pequenos são facilmente submergidos neste conteúdo", explica. Segundo a especialista, o problema está na frequencia em que a criança assiste aos vídeos. "Se ela assiste isoladamente a um destes vídeos para conhecer mais sobre um brinquedo que deseja adquirir, a experiência pode ser benéfica para que ela avalie todas as funcionalidades e saiba se, de fato, é o que ela espera", disse.
"O problema reside na criança se envolver diariamente com este tipo de conteúdo de forma despropositada, pois torna-se uma forma de estímulo ao consumo: crianças amam novidades, e provavelmente se o seu pequeno assiste a este tipo de vídeo constantemente, você já deve ter recebido alguns pedidos para a compra de itens que ele conheceu ali", alertou Camila. Mas, segundo a pedagoga, as consequências vão além do consumismo. "A criança pode tornar-se ansiosa e inquieta, com uma sensação de incompletude", disse ela. Isto é, aquela ideia de que ela não tem tudo o que quer.
+ Família passa um ano sem fazer compras
Como gerenciar o fascínio das crianças?
Para a especialista, uma boa maneira de lidar com o assunto é estimular a criança a conquistar novos brinquedos por meio de acordos pré estabelecidos. "Por exemplo, um bom momento de assistir a este tipo de vídeo pode se restringir somente a um ou dois dias que antecedam um passeio no shopping para que o pequeno adquira um novo item. Se o item escolhido for caro, você pode ajudá-lo a montar um quadro de 'controle de economias' para que ele atinja o valor necessário – e, neste momento, contamos com a contribuição total ou parcial da criança, se ela já recebe mesada. Desta maneira, a criança passará a entender que ter um brinquedo novo é um processo que envolve responsabilidade e deve ser conquistado", sugeriu.
+ 5 ideias para manter as crianças longe das telas
Outra forma de manter as crianças longe das telas é estimular as atividades ao ar livre. "As crianças tem se envolvido cada dia mais com conteúdos virtuais pela privação de atividades ao ar livre e brincadeiras que as envolvam e permitam desenvolver de maneira plena suas habilidades. Portanto, mais importante do que planejar a aquisição de novos brinquedos, é ajustar a agenda da família para que a criança possa vivenciar novas experiências, ter contato com o exterior e utilizar toda sua energia com momentos que independam de itens comprados", finalizou.
A última dica é estar atento a seção "Sobre" de um canal de Youtube para saber quem são os criadores dos vídeos e observar se está de acordo coma a faixa etária do seu filho. Saiba que a qualidade dos vídeos não podem ser definidas apenas pela quantidade de assinantes ou visualizações.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Comportamento/noticia/2018/12/por-que-criancas-ficam-obcecadas-com-videos-de-unboxing.html