Saturday, October 20, 2018

“Nunca perdi nada por ser mãe aos 19. Pelo contrário”, diz mãe em desabafo

Mãe e filha brincam juntas (Foto: Getty Images)

 


Dizer que quem se torna mãe com pouca idade “perde” a juventude é um clichê pra lá de conhecido. Jessica Offer passou por essa situação e contesta a teoria em texto-desabafo: “A maternidade incutiu em mim um senso de amor-próprio, orgulho, resiliência e respeito pelas minhas capacidades como mulher, que nunca soube que existia”. Leia abaixo o relato publicado originalmente no site Babyology.

+ Aluno com Síndrome de Asperger se posiciona contra bullying e recebe pedido de desculpa de colegas


“Quando me tornei mãe pela primeira vez, aos 19 anos, um dos comentários que me acostumei a ouvir com frequência de outras pessoas foi o quão ‘corajosa’ eu era, ou quão ‘forte’ eu era.

Aparentemente incapazes de dizer qualquer outra coisa além de comentar sobre a minha tenra idade, estranhos me elogiavam pela minha surpreendente capacidade de lidar tão bem com a maternidade. Mas agora, quase doze anos depois, olho para a minha jornada até me tornar a mãe que sou hoje, e vejo que nunca teria feito diferente. Na verdade, eu escolheria ter filhos jovem a qualquer momento, em vez de fazê-lo mais tarde.

Parece haver um enorme equívoco sobre ser mãe jovem - no sentido de que temos que sacrificar nossa identidade para ser a mãe de nossos filhos. Mas isso simplesmente não é verdade. Nunca tive que “desistir” de ser quem eu era para que eu pudesse me tornar uma mãe para minhas garotas. De fato, ao me tornar mãe ainda jovem, pude descobrir quem eu era e aprender sobre meus pontos fortes e fracos ao longo do caminho.

A maternidade nunca me roubou nada; na verdade, fez o oposto, incutindo em mim um senso de amor-próprio, orgulho, resiliência e respeito pelas minhas capacidades como uma mulher que nunca soube que existia de antemão. Eu ainda sou a mesma mulher que odiava coentro, com opiniões e a mesma impaciência de antes de ter filhos - só que agora posso discutir as necessidades de minhas quatro filhas ao mesmo tempo também.

Olhando para a minha infância e refletindo sobre o vínculo que minha mãe e eu tivemos, sinto-me feliz porque a diferença de idade entre mim e minhas filhas é muito menor. Com uma diferença de idade quase duas vezes maior do que a minha com minhas filhas, tenho certeza de que muitas vezes minha mãe se sentiu fora de sua intimidade. Tantos anos se passaram, mas algumas lacunas geracionais são verdadeiramente profundas.

+ Salário-maternidade: o que é, como funciona e quem tem direito?

Agora que a minha filha mais velha tem quase 12 anos, ainda me lembro do que parecia ser aquela idade. Lembro-me vividamente de como alguns dias eram incertos, e consigo entender a necessidade desesperada de independência dela enquanto desenha seu lugar neste mundo. Não faz muito tempo, eu tinha essa idade e isso definitivamente ajudou a solidificar nossa conexão.

Não sei se seria capaz de me recuperar da falta de sono a longo prazo, inevitável na criação de quatro pequenos seres humanos, se eu não tivesse me tornado mãe aos 19 anos. Nada realmente te prepara para a privação de sono e para as demandas físicas que criar filhos exige. As pessoas avisam que você vai se cansar muito, mas você só sentirá na pele quando a maternidade vier.

Ter minhas filhas jovem significava que eu era capaz de continuar e conseguir acompanhá-las, algo com o qual eu teria lutado com o passar dos anos.

Sem dúvida, uma das melhores coisas sobre ter filhos em uma idade mais jovem é poder ver os vínculos que seus filhos formam, não apenas com seus avós, mas também com seus bisavós. Eu me lembro de ter crescido e ter que falar com meu avô, que tinha cerca de 80 anos e precisava de ajuda para se movimentar. O relacionamento que tive com ele está mundos à parte em comparação com o relacionamento que minhas filhas têm com seu círculo de avós.

+ Desabafo: “Quando me tornei mãe solo, perdi minha turma. Mas construí uma nova”

Sinto-me muito feliz por minhas filhas terem experimentado relacionamentos como esse, que desempenharam um papel vital em sua infância e contribuíram diretamente para formar suas identidades como indivíduos, moldando-as e orientando-as ao longo dos anos.

Acabei de completar 31 anos este ano e parei de fazer bebês há quatro anos. Minha filha mais velha começa o ensino médio no ano que vem e o desfralde, as noites sem dormir e amamentação estão no passado. Estou muito animada para ver o que os próximos anos trazem para nossa família e para mim, como mulher.

Embora às vezes seja um pouco estranho ser a mãe mais nova na sala, com o filho mais velho, acabo curtindo essa situação. E realmente não mudaria nada - na verdade, eu recomendo fortemente!”



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Curiosidades/noticia/2018/10/nunca-perdi-nada-por-ser-mae-aos-19-pelo-contrario-diz-mae-em-desabafo.html