Wednesday, October 17, 2018

8 truques para a primeira vez do seu filho no cinema dar certo

Menino Comendo Pipoca (Foto: Thinkstock)


Aquela animação que parece encantadora vai estrear e você adoraria levar seu filho ao cinema, mas não sabe se chegou a hora certa? É mesmo uma pergunta difícil, porque a resposta vai depender da maturidade e das características de cada criança. Alguns sinais e truques ajudam a transformar esse momento em diversão para toda a família, confira.

Qual a melhor idade?
Muitos pediatras falam em 5 anos como a hora mais adequada, porque a criança já teria discernimento suficiente para a experiência, que exige silêncio e ficar sentado, entende ordens e compreende um pouco de realidade e ficção. Mas não existe idade mínima, pode ser com 3 anos ou bem depois, vai depender da capacidade de concentração dela. 

Como saber?
Seu filho já consegue assistir a outros filmes em casa? Ele fica sentado ou interage com a tela? Se assusta com sons altos? Tem medo de escuro? Essas perguntas ajudam a ver se ele está preparado para a experiência e que tipo de espectador será – o que consome passivamente o conteúdo ou o que levanta, dança, quer comentar o filme... Isso também reduz as suas expectativas com relação ao passeio.

Devo fazer surpresa?
De jeito nenhum! Ele precisa estar preparado para o que vai ver. “As crianças são ansiosas, seu filho não vai saber o que está acontecendo”, diz o pediatra e neonatologista Nelson Ejzenbaum, membro da Academia Americana de Pediatria. Tente antecipar, contando que as luzes ficarão apagadas, que a tela é grande, que o som é alto e que ele tem de fazer silêncio. Assim, fica mais fácil ele entender como se comportar.

Escuro e som alto: como lidar?
Se o seu filho costuma se assustar com barulho e com o escuro, o melhor é evitar o cinema até ele estar preparado para enfrentar esses medos. “Tem uma idade em que a sensibilidade ao som, por volta dos 2 ou 3 anos, é maior mesmo. E aí, caso o seu filho esteja nesse grupo, é melhor adiar essa experiência”, diz o pediatra e neonatologista Carlos Eduardo Correa. Ele conta que, quando seu filho tinha medo do barulho do liquidificador, não adiantava ligar e desligar na frente dele, avisar que ia usar, mostrar o aparelho: “A experiência era forte para ele, então, evitamos até o momento em que não foi mais”.

Como escolher o filme?
Os mais curtos são melhores para a primeira vez. Às vezes, nos preocupamos com vilões, mas o que pode assustar é um personagem inofensivo; em outras, ele pode amar dinossauros, mas ver essas criaturas urrando na telona pode dar medo. Não tem como adivinhar. De qualquer forma, fale com outros pais que já viram o filme para saber se há momentos de suspense.

8 TRUQUES PARA UMA SESSÃO PERFEITA

Chegou o grande dia? Veja alguns macetes que podem aumentar as chances de o programa diante da telona ser bem-sucedido:

1 Conte tudo o que vai acontecer no filme: a história, os personagens, as músicas.

2 Explique como é um cinema, que é preciso ficar sentado, que o filme demora, que vai ficar escuro, que não pode falar alto...

3 Não entre com tanta  antecedência na sala para não desgastar a criança.

4 Sente nas pontas, próximo à escada, para sair se for necessário, e escolha uma fileira do meio para trás, para a tela ficar mais distante e não assustar.

5 Leve algo de casa para comer.

6 Vá com ele ao banheiro antes do início da sessão.

7 Coloque-o no colo se for muito pequeno.

8 Se ele se assustar, o melhor é sair, acalmá-lo e estar preparado para não voltar, se ele não quiser. Aí, é só tentar de novo uma próxima vez!



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Diversao/Filmes-e-TV/noticia/2018/10/8-truques-para-primeira-vez-do-seu-filho-no-cinema-dar-certo.html