Monday, October 29, 2018

Estudo revela que ter três filhos é mais estressante que um, dois, quatro ou mais

Três filhos pode ser mais estressante do que quatro, revela estudo (Foto: Thinkstock)

 

Um filho já costuma causar mudanças drásticas na rotina de um casal e quando chega o segundo, o caos se instala completamente. Principalmente, se já tinha uma criança pequena em casa. Mas e quando são três?

Um estudo curioso comprovou que mães de três são mais estressadas que mulheres que tem um, dois, quatro ou mais filhos. A Today chegou a essa conclusão depois de ouvir mais de 7 mil mães nos Estados Unidos.

Você deve estar pensando: obviamente ser mãe três é mais estressante do que ter apenas um ou dois filhos. Mas não faz sentido ser mais estressante ter três em vez de quatro crianças em casa, certo? Errado!

Mãe de sete mostra como é a rotina com tantas crianças em casa

Por que três é mais estressante que quatro?

Três filhos é como se fosse o ponto de corte. Quando o quarto filho nasce, a vida familiar já mudou dramaticamente. Segundo a psiquiatra Janet Taylor, as mães começam a relaxar depois de dar à luz ao quarto filho. "Simplesmente não há espaço suficiente em sua cabeça para o perfeccionismo quando você chega a quatro ou mais crianças", disse ela. 

"Quanto mais crianças você tem, mais confiante você se torna em suas habilidades como pai", disse Taylor. "Você apenas agradece quando todos chegam à escola na hora certa", concluiu. Na prática, o que acontece é que as mães que possuem quatro filhos ou mais mal conseguem manter o controle sobre as crianças. Dessa forma, os filhos acabam tendo que fazer as tarefas sozinhos. Normalmente, nesse caso, os mais velhos aprendem a ser auto-suficientes.

Como fica a rotina com três crianças?

Ryan, 9, e Guilherme, 2, com o irmãozinho Matheus de apenas 2 meses (Foto: Arquivo pessoal)

“É estressante, sim! Não consigo mais cuidar da casa como antes. É tudo muito corrido na minha vida. O momento mais difícil pra mim é amamentar o bebê escondida do de 2 anos, se não ele também quer. Também não estou sabendo lidar com a casa, afinal, são 2 bebês. É uma loucura", contou Thauany Sergio, tem Ryan, 9 anos, Guilherme, 2 anos, e Matheus, 2 meses.

A rotina na casa de Natallí Oliveira, que tem Enzo, 9 anos, Isabelly, 4 anos, e Lucca, 2 é parecida. "Entre uma brincadeira e outra sempre sai uma briga. E quando um chora, o outro também chora. Se um quer fazer xixi o outro também quer. Sempre os dois querem fazer as coisas iguais", disse.

"Você é obrigada a adquirir muita paciência, por que se não acaba surtando. Às vezes, eu falo que preciso trabalhar fora para descansar, por que ficar em casa exige muito mais e te deixa mais cansada do que qualquer outra atividade”, desabafou Natallí.

Natallí tem uma escadinha: Enzo, 9, Isabelly, 4, e Lucca, 2 (Foto: Arquivo pessoal)

 

 

 

 

 

 

 

 

"De tudo a minha maior dificuldade é intercalar o colo entre os dois bebês", disse Carla Bianca, mãe de Pérola, 4, Mateus, 1, e Henrique, 6 meses. "E como agora estamos na fase da introdução alimentar do mais novo, está ainda mais difícil. A rotina era todos almoçarem juntos, mas como o bebê almoça mais cedo, vira uma 'ciumeira'", contou.

Mãe ensina segredo para não perder a paciência com o filho

Carla queria ter dois filhos, o terceiro foi uma surpresa! (Foto: Arquivo pessoal)

 

Segundo os pesquisadores, quando você atinge uma certa “massa crítica” de crianças, ou seja, quatro filhos ou mais, a paternidade começa a ficar mais fácil. No entanto, quando perguntamos as mães se elas teriam mais filhos, as respostas foram unânimes! "Não! Depois da última gravidez, no dia do parto, meu marido e eu decidimos que eu faria uma laqueadura. Por aqui, três crianças ja completa a nossa família", disse Natallí.

Mas se um filho já enche o coração de qualquer mãe, imagina três? "Ser mãe é o melhor dom que Deus me deu. Toda essa correria vale a pena, pois é tudo por amor", derreteu-se Thauany. "Confesso que eu amo essa loucura e sempre sonhei com a família que tenho hoje", disse Natallí. "Não tenho dúvida de que terei saudades. Tudo que faço, tento incluir os três. Quero que eles cresçam sabendo que eles têm um ao outro", finalizou Carla.

Outras curiosidades da pesquisa

- 46% das mães dizem que seus maridos causam mais estresse do que seus filhos;

- 60% dizem que a maior causa do estresse é a falta tempo para fazer tudo o que precisa ser feito;

- 60% afirmam que criar meninas é ainda mais estressante do que criar meninos;

- 9 entre 10 mães insistem em manter-se em forma e serem atraentes.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Familia/noticia/2018/10/estudo-revela-que-ter-tres-filhos-e-mais-estressante-que-um-dois-quatro-ou-mais.html