Wednesday, October 31, 2018

Marcos Mion: "Fui uma criança gorda e só eu sei o quanto sofri"

Marcos Mion e família (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Fui uma criança gorda e só eu sei o quanto sofri por conta disso. Mesmo sendo descolado, o gordinho ‘zueiro’, que sempre ditou a moda da escola, era perseguido por uma vergonha acachapante. Lembro da minha mãe, com todo amor, sem dar a mínima para as minhas banhas, pedindo para eu tirar a camiseta na piscina do clube, já que eu era a única criança que estava nadando de roupa e eu, literalmente, tremia de nervoso. O que aconteceu em seguida? O que alguém faz quando se sente enorme de gordo? Come mais. É triste. Mas, com cerca de 11 anos, não aguentava mais e comecei a mudança. Quantas horas não passei no meu quarto praticando todo tipo de exercício, suando em bicas, olhando para o pôster do Rocky [Balboa, personagem de Sylvester Stallone no filme de mesmo nome] no armário? Só eu sei.

Eu apoio que todos se aceitem como são, pois isso gera felicidade e paz de espírito. Mas vale uma reflexão. Excluindo casos patológicos, quando a criança sofre com algum problema de saúde que realmente a deixa acima do peso por motivos que ela não consegue controlar, não há nada errado em querer melhorar e ter um corpo mais saudável. Pelo contrário! Crianças que conseguem realizar uma mudança física que as deixam mais felizes com o que veem no espelho são munidas de uma autoconfiança sem igual. É lindo de ver. São vitoriosas na vida, pois souberam lidar com adversidades. Eu digo por mim. Minha felicidade ao me ver com 13, 14 anos, em forma, sem camisa, tomando sol, pulando sem balançar a gordura no peito, foi a melhor sensação. Aliás, trago esse orgulho comigo até hoje, vivendo como fisiculturista.

Portanto, cuidem da alimentação dos seus filhos. Se eles não têm nenhum problema ligado ao peso, mais fácil ainda. Introduzam comidas saudáveis desde cedo. Ensinem a comparar os índices nutricionais buscando o que é mais saudável ou menos pior. Vale lembrar sempre que os melhores alimentos não vêm com tabela: frutas e legumes. Ensinem que, quanto mais complicado for o nome, mais química e, portanto, menos natural é a comida. Mude os seus hábitos, pois não dá para exigir que uma criança não beba refrigerante enquanto você se senta à mesa, lindo e faceiro, com o seu copo cheio. Experiência própria. Exemplo é tudo, nesse caso.

É muito difícil manter seu filho longe das coxinhas e dos rissoles nas festinhas. É quase um sonho acreditar que ele vai comprar empada integral de espinafre na cantina da escola em vez de bala, chiclete e aquela batata chips que contém óleo suficiente para abastecer todas as gerações futuras. Mas vale a pena lutar por isso. Muitos pensam: “Eu comia de tudo, até porque ninguém sabia que fazia mal, e olha eu aqui, vivo e saudável!”

Ok, mas imagina como você estaria se, na época, seus pais tivessem noção do poder dos alimentos e você não tivesse se entorpecido de gordura trans e de todas as outras substâncias maléficas que vêm nesse tipo de alimento. Bem melhor, pode apostar. E nós podemos fazer isso pelos nossos filhos.

linha (Foto: .)

 

Marcos Mion (Foto: Reprodução Instagram)

MARCOS MION é apresentador de TV, ator, fisiculturista  e empresário, casado com Suzana Gullo e pai de Romeo, 13 anos, Doninha, 10, e Tefo, 8

 

 

 

 

 

linha (Foto: .)
Rodapé Instagram OK (Foto: Crescer/ Editora Globo)

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Marcos-Mion-Pai-Nivel-Hard/noticia/2018/10/marcos-mion-fui-uma-crianca-gorda-e-so-eu-sei-o-quanto-sofri.html