"É uma data marcante para ciência e para todos que acreditam em milagres", comemora Vanderson Maia, 32 anos, pai das gêmeas Sara e Eloá, 2 meses, que nasceram simaesas. As meninas passaram pela cirurgia se separação nesta quarta-feira (9), no Hospital das Clínicas, em São Paulo. "Gratidão! Separação realizada com sucesso! Hoje foi mais uma grande vitória alcançada na vida das nossas princesas. A cirurgia durou aproximadamente 8 horas, foi um desafio muito grande a toda equipe médica devido a complexidade, mas, graças a Deus, tudo ocorreu dentro do esperado", disse.
Sara e Eloá estavam unidas pela barriga — do tórax ao umbigo e compartilhavam o fígado e uma válvula do coração. No entanto, mesmo separadas, as pequenas devem passar por novas cirurgias. Sara e Eloá nasceram no dia 23 de setembro, de 35 semanas. E, desde então, estavam na UTI a espera da cirurgia. "Essa foi a primeira fase da cirurgia. Agora, começa uma nova jornada, pois existem muitos riscos pós-cirúrgico e, nessa nova fase de recuperação e cicatrização, precisamos ver como o organismo delas irá reagir. A Sarinha, nesse momento, está com todos os órgãos em funcionamento, porém, necessitará de cirurgias futuras. Eloá é quem precisa de mais cuidados, já que ela é cardiopata. Então, terá que fazer uma cirurgia em breve no coração, mas tudo no tempo de Deus. Nesse momento, as duas estão na UTI necessitando de muitos cuidados", contou.
Vanderson, que é técnico em informática, e a esposa, Jacqueline Camer, 29 anos, são de Alvorada do Oeste, interior de Rondônia, e foram para a capital paulista em busca de atendimento personalizado antes mesmo do parto. O casal está na casa de amigos e criou uma vaquinha online na tentativa de arrecadar dinheiro para ajudar no tratamento e despesas em São Paulo. Os dois também são pais de Victor, 9 anos, que está em Rondônia com parentes. "Nossas filhas venceram mais uma etapa. Desde que viemos para cá, cada dia é uma vitória, um passinho de cada vez. Agora vamos continuar orando para a recuperação delas, e a conclusão dessa obra em nossa vida e na nossa família. Elas estão aqui graças, primeiramente, a Deus, as orações de todas as pessoas e à essa equipe maravilhosa, sabemos que não há melhor lugar para elas estarem", finalizou Jaqueline.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/12/gratidao-separacao-realizada-com-sucesso-comemora-pais-de-gemeas-de-2-meses-que-nasceram-siamesas-em-sp.html