Monday, December 7, 2020

Férias com segurança

 (Foto: Divulgação)

 

O ano não foi fácil, é verdade. Mas mesmo depois de meses de quarentena, muitas famílias estão com receio de viajar para curtir um (merecido) descanso. Se você está entre elas, saiba que é possível aproveitar as férias com segurança desde que com alguns cuidados. A começar pelo meio de transporte escolhido.

“O deslocamento de carro teoricamente é mais seguro, uma vez que oferece menos interações sociais”, explica o cardiologista Sérgio Timerman, do InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas), coordenador do projeto Chancela InCor, que presta consultoria contra a covid-19 para empreendimentos de turismo de todo o país. Por outro lado, uma pesquisa feita pela Universidade Harvard (EUA) mostrou que viajar de avião pode ser mais seguro do que ir ao supermercado, tanto pelas medidas de segurança adotadas pelas companhias quanto pela filtragem constante do ar na aeronave. O especialista lembra ainda que a locomoção do aeroporto para o hotel, e vice-versa, também deve ser feita seguindo as recomendações de segurança (veículos higienizados, distanciamento entre passageiros e janelas abertas).

Seja qual for o destino, praia, campo ou cidade, como você já deve saber, é preciso ficar longe de aglomerações. Além disso, use máscara em todas as áreas sociais e higienize as mãos com frequência (veja mais dicas abaixo). “São medidas simples e que todos já conhecem, porém fundamentais”, resume Timerman. Se possível, faça o check-in dos voos e dos hotéis pela internet. O especialista indica, ainda, passeios ao ar livre. “A conexão com a natureza é um privilégio após tanto meses confinados, um protocolo para manter a saúde mental, digamos assim”, afirma.

 (Foto: Divulgação)

 

Destinos seguros
Outra dica importante, segundo o médico, é buscar locais que respeitem as recomendações dos órgãos responsáveis, ou seja, que realmente se preocupem com a segurança tanto de seus hóspedes e clientes, quanto de seus colaboradores. Como os resorts Costa do Sauípe (BA) e Rio Quente (GO), por exemplo, que estão funcionando com capacidade reduzida, após a validação da equipe de Imunologia do InCor, que reuniu uma equipe multidisciplinar para analisar todas as etapas da operação.

Para diminuir o contato, logo no início da viagem, os hóspedes são orientados a realizar o check-in online e antecipado. O uso de máscaras é obrigatório em todas as áreas sociais, exceto durante as refeições, e testes de temperatura são realizados na chegada e ao longo da estadia. “A medição deve ser feita pela testa e, ao contrário do que se diz por aí, esse procedimento não causa danos à saúde”, explica Timerman. Quanto ao traslado entre os hotéis, os ônibus, que também tiveram sua capacidade reduzida, seguem rigorosos protocolos de higienização. Álcool em gel, claro, está disponível em todas as áreas, tanto externas quanto nos apartamentos.

Pulseiras com tecnologia de aproximação, já utilizadas nos hotéis, substituem os cartões de acesso, o que garante uma experiência ainda mais segura no check-in, na entrada no quarto e até mesmo na hora do consumo. Os cuidados continuam na higienização dos apartamentos, claro. Nas áreas de lazer, como as piscinas, há controle de capacidade para evitar aglomerações, e algumas atividades e serviços deverão ser agendados. Os restaurantes, por sua vez, estão adaptados para o mínimo de contato, funcionado apenas por meio de reservas. O serviço acontece em formato à la carte, isto é, as delícias do menu são preparadas na hora. Quem ficou interessado vai gostar de saber, ainda, que há condições especiais nos sites: www.costadosauipe.com.br e www.rioquente.com.br.

Mas vale lembrar que o viajante também tem de fazer a sua parte. “Respeitar os protocolos é uma questão não só de responsabilidade, como também de solidariedade”, conclui o médico.

Guia do Viajante Responsável
- Use máscara durante o percurso, e não esqueça de levar algumas de reserva
- Higienize sempre as mãos
- Mantenha o distanciamento e evite aglomerações
- Higienize a bagagem a cada etapa e ao voltar para casa
- Respeite as regras e os protocolos
- Faça sempre check-in online e com antecedência
- Priorize o uso de QR Code (cardápios, passeios e outros serviços)
- Prefira passeios ao ar livre
- Leve seu squeeze, copo e canudo e não compartilhe objetos

Fonte: Movimento Supera Turismo Brasil



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Publieditorial/Aviva/noticia/2020/12/ferias-com-seguranca.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...