Wednesday, November 4, 2020

Tem problema se a criança gostar de sentar em “W”?

Quando a criança se senta em W (Foto: Foto de Ksenia Chernaya no Pexels)

 

Muitas crianças pequenas (e algumas maiores e até adultos) se sentam no chão com
as pernas em “W”. É como se estivessem ajoelhados, mas com os pés separados, de forma que os glúteos tocam o piso.

Alguns profissionais advertem aos pais que isso é perigoso, que pode causar diversas complicações, deformidades permanentes de ossos e articulações, artrite, fraqueza muscular, dificuldades de coordenação entre os dois lados do corpo, o que poderia afetar vários movimentos complexos e provocar problemas para correr, pular ou andar de bicicleta, dor nas costas…

 

Na verdade, nada disso jamais foi comprovado. São mitos sem fundamento, como os que dizem que sentar de mau jeito em uma cadeira pode causar escoliose ou que a masturbação causa cegueira ou epilepsia. “Corrigir” uma criança que se senta em “W” tem tão pouco sentido como corrigir a que escreve com a mão esquerda.

Cada pessoa se senta como lhe é mais cômodo e, se tiver de ficar muito tempo sentada, vai mudando de posição. Uma criança não suportaria muito tempo, voluntariamente, uma postura tão incômoda a ponto de deformar seus ossos e articulações.

“Corrigir uma criança que se senta em ‘W’ tem tão pouco sentido como corrigir a que escreve com a mão esquerda”
 

Ao longo do processo de crescimento, acontecem alterações na rotação da perna. Em várias crianças, tanto o fêmur como a tíbia estão voltados para dentro; como consequência, elas caminham com a ponta dos pés também mais para dentro e, para elas, é cômodo sentar-se em “W”. Com os anos, a rotação da tíbia e do fêmur muda, adolescentes e adultos se acostumam a caminhar com a ponta dos pés para fora, e passa a não ser mais cômodo sentar no chão com as pernas cruzadas. Claro, os pais e professores, que se empenham em brigar (inclusive, às vezes, a castigar!) com a criança pelo fato de ela se sentar de um jeito “errado”, podem acreditar que essa mudança, que é normal e espontânea, demonstra que eles tiveram êxito ensinando os filhos a se sentarem “corretamente”.

 

Muitíssimas crianças pequenas se sentam em “W”. Incluindo, é claro, algumas com problemas de articulação, musculares ou de equilíbrio. São essas poucas que podem acabar indo visitar um profissional – um ortopedista ou um fisioterapeuta. E isso pode reforçar os preconceitos de alguns especialistas: “outro dia, atendi uma criança com dificuldades de coordenação que se sentava em ‘W’”. Ele não se lembra desse momento em relação a todos os pequenos que atendeu que têm algum problema de coordenação, mas não se sentam em “W”; e muito menos dos milhões de crianças que se sentam em “W”, mas nunca se consultaram com nenhum profissional porque têm a coordenação perfeita.

Carlos González (Foto: Divulgação)

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Dr-Carlos-Gonzalez-Criar-com-apego/noticia/2020/11/tem-problema-se-crianca-gostar-de-sentar-em-w.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!