Wednesday, November 4, 2020

Como fortalecer o vínculo com o bebê

 (Foto: Getty Images)

 

A conexão entre mãe e filho é única. E não é força de expressão. Faz tempo que a ciência comprovou a singularidade dessa ligação – e sua imensa importância para o desenvolvimento saudável do bebê. O vínculo materno, no entanto, não é automático ou imediato. É algo construído aos poucos, dia após dia, desde a gestação.

Durante a gravidez, acariciar a barriga, conversar com o neném, cantar e transmitir sentimentos positivos fortalecem esse elo. Após o nascimento, o principal momento de sintonia é, sem dúvida, o da amamentação. O leite, o calor, o contato com o corpo da mãe, o cheiro e o som dos batimentos cardíacos fazem com que a criança se sinta acolhida e protegida. Mas os cuidados diários, agora compartilhados também com pai, são outras excelentes oportunidades de estreitar essa relação.

A troca de fralda e o banho, por exemplo, vão muito além de aparentes tarefas mecânicas. São instantes de intimidade entre pais e filhos, em que se demonstram atenção e carinho por meio do toque, do olhar e do tom de voz enquanto canta ou conversa com o bebê. Esse amparo é valioso para ele, não apenas por estar relacionado à sua sobrevivência, mas principalmente porque proporciona a experiência de ser cuidado pelo outro.

Segundo a psicologia, essa ligação, reforçada em atividades cotidianas como essas, é essencial para a evolução sadia da personalidade do pequeno e influencia como ele vai lidar com situações futuras. É a partir desse relacionamento que vão sendo impressas marcas preciosas para a sua vida emocional, que incluem o desenvolvimento da confiança, da independência e da autoestima. Ou seja, afeto e contato físico geram crianças mais seguras. Por isso, é tão importante, além de tocar, dar atenção, olhar no olho, conversar, cantar e brincar junto.

Colo e amor sem moderação
O abraço e o colo têm papel importantíssimo nessa questão. Ao contrário do pensamento popular de que muito colo faz mal, a ciência diz que: a criança precisa ser muito abraçada, acariciada, ninada e carregada no colo nos seus primeiros anos de vida, pois tem necessidades afetivas que só esse aconchego é capaz de suprir. Afinal, colo é muito mais do que ser envolvido pelos braços. É acolhimento – e isso nunca é excessivo.

Um estudo recente da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, comprovou esse fato: bebês que cresceram com mais colo se tornaram adultos mais bondosos, gentis, produtivos, com melhor saúde mental e menos ansiedade. A autora atestou ainda que o oposto, deixar a criança chorando sem o apoio de um abraço, pode prejudicar o seu desenvolvimento, criando um padrão de estresse por toda a vida.

Outro estudo, da Universidade de British Columbia, no Canadá, constatou algo surpreendente: a quantidade de contato físico trocado entre pais e filhos influencia a criança de forma ainda mais profunda, em seu DNA. A pesquisa acompanhou quase 100 bebês e os que receberam menos colo tinham um desenvolvimento molecular atrasado para a idade.

Não é à toa que Huggies, referência em cuidados com o bebê, traz o abraço até no nome – hug + babies (abraço + bebês, em inglês) – e tem como filosofia: “seus abraços inspiram os nossos”. A marca acredita no poder desse gesto como elemento essencial e encorajador para o desenvolvimento infantil e enxerga na conexão entre pais e filhos uma inspiração para a criação de todos os seus produtos.

Por isso, Huggies está presente nos momentos da rotina em que os pais mais têm oportunidade de reforçar esse vínculo tão especial: a troca de fralda, o banho e o pós-banho. A marca de cuidados para bebês da Kimberly-Clark conta com uma linha completa de produtos que inclui toalhas umedecidas, xampu, condicionador, sabonete e creme de assaduras. Tudo para deixar o pequeno com a pele sequinha, limpa, hidratada e cheirosa – mas, sobretudo, torná-lo uma criança mais segura para explorar o mundo ao seu redor.

Na plataforma digital Mais Abraços, você pode encontrar mais informações sobre os produtos e também fazer seu Plano de Assinatura, escolhendo os produtos e qual a periodicidade que quer recebê-los em casa: www.maisabracos.com.br/produtos.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Publieditorial/Huggies/noticia/2020/11/como-fortalecer-o-vinculo-com-o-bebe.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!