Escolher ter um filho é uma grande decisão - e nem sempre é fácil tomá-la.Por isso, a conselheira Ann Davidman e a terapeuta Denise L. Carlini criaram, em 1991, um curso de 12 semanas para ajudar pessoas que estão em dúvida se querem ou não ser pais.
"Não havia nenhum lugar onde as pessoas pudessem ir, sem sentirem vergonha ou serem julgadas", explica Davidman. "Existe muito constrangimento por não saber o que você quer fazer. As pessoas acham que, se você não sabe, então não deveria ter", explica.
O programa, chamado "Maternidade — Isso é para mim?", deu origem até mesmo a um livro escrito pelas duas fundadoras, que trabalharam juntas por uma década. Hoje, Davidman continua essa empreitada sozinha, com cursos em grupo online, além do atendimento individual.
Ao longo de 12 semanas, os "alunos" se deparam com exercícios que identificam seus medos e as circunstâncias da vida para ajudar a esclarecer o que eles realmente querem e o motivo. "Isso tem pouco a ver com 'criação', é mais sobre si mesmo, tomar decisões e descobrir o que você deseja."
O programa atende a pessoas de todos os tipos, desde os indecisos, até quem tinha certeza de que queria ser pai. "Elas querem descobrir o porquê disso", explica a conselheira. "Outros passaram a vida inteira dizendo que não queriam crianças e, então, algo acontece e eles questionam essa decisão — percebem que tinham problemas não resolvidos e que podem ser superados", conta.
Outro objetivo de Davidman é ajudar as pessoas a descobrirem por si mesmas suas respostas, deixando as pressões sociais de lado.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Familia/noticia/2019/02/voce-nao-sabe-se-quer-ter-filhos-um-curso-pode-ajudar-decidir.html