Criada há 60 anos, a Barbie já fez parte da infância de muitas gerações. Nesta semana, a Mattel, marca que fabrica a boneca, anuniou o lançamento de sua nova coleção, Barbie Fashionistas 2019, com uma característica que chamou a atenção de muita gente: a inclusão. A linha traz, entre outros modelos, uma Barbie cadeirante e outra com uma prótese na perna.
Em edições anteriores, a boneca já teve modelos com vários tons de pele, cores de olho e diferentes tipos de corpo e cabelo. A ação é um passo importante para diminuir o estigma em torno de deficiências físicas, abrindo espaço para que os pequenos possam conversar sobre o assunto e encarar o tema com mais naturalidade.
"Este ano, incluímos no portfólio de Barbie bonecas com deficiências físicas para representar melhor as pessoas e o mundo que as crianças veem ao seu redor. Nosso compromisso com a diversidade e a inclusão é um componente essencial de nosso processo de design", conta Kim Culmore, Vice-Presidente de Design da Barbie, na Mattel.
Junto das bonecas, a nova expansão trará uma rampa de acessibilidade para a cadeira de rodas, que poderá ser utilizada na famosa Casa dos Sonhos da Barbie, tornando a experiência ainda mais didática.
Para confeccionar as bonecas, a empresa contatou ativistas e designers. A ideia era que tanto a prótese quanto a cadeira de rodas fossem as mais apuradas possíveis. "Existem muitos tipos de cadeiras de rodas, essa foi modelada a partir do design de uma cadeira desenhada para um indivíduo que tem uma deficiêcia física permanente", declarou a Mattel.
O lançamento das novas bonecas da linha Barbie Fashionistas está previsto para junho deste ano. . (Preço sugerido: R$ 89,99 – Barbie Fashionista, R$ 149,99 – Barbie com cadeira de rodas).
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Curiosidades/noticia/2019/02/barbie-ganha-versao-inclusiva-uma-das-bonecas-tem-protese-na-perna-e-outra-e-cadeirante.html