Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Chuo, em Tóquio, no Japão, fez um descoberta curiosa sobre os bebês. Depois de analisar um grupo de 14 crianças de 3 a 8 meses de idade a cada mês, os cientistas perceberam que havia algumas diferenças marcantes na maneira como eles respondiam às suas mães. "Adultos e crianças reconhecem facilmente os rostos das visões frontal e de perfil, enquanto os recém-nascidos não", afirma o pesquisador Hiroko Ichikawa.
+ Saltos de desenvolvimento existem?
Ele explica que é possível saber se um criança reconhece ou não sua mãe apenas observando sua atividade cerebral. "As respostas aos rostos dos perfis eram fracas aos três meses de idade, mas aumentaram durante o período de três a oito meses de idade em comparação com as dos rostos frontais", diz. A pesquisa mostrou ainda que é por volta dos cinco meses e meio de idade que os bebês começam a reconhecer a visão de perfil do rosto da mãe.
Mais do que curiosas, os pesquisadores acreditam que essas descobertas devem influenciar a forma como os pais se relacionam com bebês mais novos. E mais, sugerem como a tecnologia pode interferir nesse processo. "Ultimamente, os telefones móveis se tornaram populares. As mães que cuidam de seus bebês não são exceção. No entanto, bebês mais novos não reconhecem o rosto de perfil. Então, quando nos comunicamos com eles, devemos olhar diretamente para o rosto deles, de frente", orienta o professor Ryusuke Kakigi, do Instituto Nacional de Ciências Fisiológicas, que trabalhou no estudo.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Desenvolvimento/noticia/2019/02/bebes-nao-sao-capazes-de-reconhecer-suas-maes-de-perfil-antes-dos-6-meses.html