A Society for Neuroscience – maior organização mundial de cientistas e médicos dedicada a entender o cérebro e o sistema nervoso, com sede em Washington, nos Estados Unidos – fez uma descoberta curiosa. De acordo com um estudo recente, a capacidade de entender o que uma pessoa está falando em um ambiente barulhento é desenvolvida ao longo dos anos.
+ Como escolher as músicas para o bebê dançar e relaxar
Para chegar a essa conclusão, o grupo liderado pelo pesquisador Marc Vander Ghinst usou a magnetoencefalografia para medir a atividade cerebral de adultos e crianças de 6 a 9 anos, enquanto ouviam um contador de histórias gravado, misturado com conversas de fundo. Os cientistas descobriram que, em comparação com os adultos, os cérebros das crianças se esforçavam para se concentrar na voz do locutor conforme os níveis de ruído de fundo foram aumentados. Além disso, os pequenos tiveram dificuldade em seguir a taxa de sílaba, independentemente da quantidade de barulho ao fundo.
A explicação para isso, segundo os pesquisadores, é que essa habilidade ainda está em desenvolvimento no final da infância, podendo não amadurecer completamente até a adolescência. Viu só? Talvez seu filho precise só de um pouco mais de silêncio para entender o que você está falando! Mas é claro que, dependendo da dificuldade, não custa consultar um especialista para ter certeza de que está tudo certo com ele.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Desenvolvimento/noticia/2019/02/criancas-tem-dificuldade-para-se-concentrar-em-ambientes-barulhentos-diz-estudo.html