Nas imagens, o quiroprático Andrew Arnold, de Melbourne, na Austrália, segura um recém-nascido pelas pernas e levanta. Durante a consulta, ele ainda flexiona as pernas da criança até sentir um estalo, dá "tapinhas" na cabeça e pressiona o pescoço e a nuca da criança com um instrumento. Antes, ele testa o dispositivo na mão de um adulto para dar uma ideia da força da ferramenta. "Vamos usar o ativador no modo mais baixo e vou mostrar sua mão aqui", diz Arnold para uma pessoa fora da câmera. O bebê, é claro, começa a chorar.
As manobras, segundo ele, fazem parte de um tratamento medular de quiropraxia - uma forma de medicina alternativa para o diagnóstico e tratamento de condições do sistema músculo-esquelético. No entanto, as imagens causaram reação negativa nas redes sociais e levantou um debate em relação a legitimidade do tratamento. Embora as técnicas do vídeo não sejam ilegais, a eficácia tem sido questionada.
+ VÍDEO: médico ajuda bebê sentado a virar de cabeça para baixo ainda dentro da barriga da mãe
A ministra vitoriana da Saúde, Jenny Mikakos, disse que escreveu ao Conselho de Quiropraxia da Austrália e à Agência Australiana de Regulamentação de Profissionais de Saúde. "O Conselho de Quiropraxia da Austrália deve condenar essa prática", disse ela. Tanto a Agência Australiana de Regulamentação de Saúde como o Conselho de Quiropraxia deram início a uma investigação sobre o assunto, de acordo com o Herald Sun.
As imagens foram notícia de jornais de diversos países. Confira, abaixo, as imagens (se não conseguir visualizar, clique aqui).
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Voce-precisa-saber/noticia/2019/02/video-quiropraxista-causa-indignacao-ao-segurar-recem-nascido-de-cabeca-para-baixo.html