Março, abril e maio são os meses em que ocorre o pico de nascimentos no Brasil, de acordo com levantamento das duas últimas décadas feito pela BBC News Brasil com base no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), do Ministério da Saúde. Em contrapartida, outubro, novembro e dezembro são os meses em que nascem menos bebês.
Em números absolutos, a diferença é expressiva. De 1997 a 2017, houve 17% mais partos em março, o recordista de nascimentos, do que em dezembro, o lanterna. Nesses período, foram 840 mil bebês a mais nascidos no terceiro mês do ano do que no último.
Os pesquisadores ainda não sabem explicar a razão dessa significativa discrepância, mas há hipóteses. Alguns acreditam que o inverno é mais propício para o namoro por causa do clima ameno e, por isso, mais crianças nasceriam no começo do ano. Outros suspeitam que, como no Carnaval existem várias campanhas ressaltando a importância do uso de preservativos, os casais fiquem mais atentos a isso nessa época, mas se descuidem nos meses seguintes. Outra hipótese é que possa existir variações na fertilidade de homens e mulheres ao longo do ano, motivadas principalmente pela luz natural e a temperatura.
E o seu filho? Nasceu em que mês?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Curiosidades/noticia/2019/02/bebes-nascem-mais-entre-marco-e-maio-no-brasil-aponta-levantamento.html