Monday, January 28, 2019

Semana do Acolhimento: adaptação escolar ganha nova versão

A entrada do pequeno no ambiente escolar (Foto: ThinkStock)

 

Milhares de crianças estão prestes a ingressar na escola. Os colegas são desconhecidos e a professora também não tem um rosto familiar. O ambiente é completamente novo. Acredite, para o seu filho, é um grande desafio. Adaptar-se a essa nova rotina requer tempo e paciência. Afinal, a criança acabou de vivenciar um período de muita diversão com a família — as férias.

Nesses primeiros dias de aula, as escolas costumam realizar uma "semana de adaptação". Em algumas instituições, esse período requer um olhar mais empático com o aluno e, por isso, recebe o nome de "semana do acolhimento". Segundo Esther Cristina Pereira, psicopedagoga e presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe-PR), cada instituição tem o seu próprio modelo de adaptação. “Algumas incluem os pais, outras pedem para que eles fiquem na escola — mas em outra sala — e tem ainda as escolas que orientam os pais a irem embora e, caso precise, são chamados. Varia conforme a filosofia de cada instituição. Mas, sim, a maioria delas realiza essa adaptação”, explica.

Para a vice-diretora, os termos "acolher" e "acolhimento" são ideais para esse processo de adaptação. "Um vai acolhendo o outro, aproximando-se do outro, criando novas amizades, interagindo... e é devido a interação que acontece a troca de experiências", diz. Segundo a psicopedagoga Esther Cristina, também é muito comum o uso do termo "semana de adaptação", mas ela concorda que "acolhimento" é um nome mais "carinhoso", que causa mais empatia e também favorece o real objetivo desse período. Afinal, segundo elas, vale tudo para deixar a criança mais à vontade e feliz no ambiente escolar.

Para a psicopedagoga, é um processo extremamente importante para a criança conhecer a escola e se socializar com os novos colegas de uma maneira mais leve e solta. “É possível fazer o lanche no auditório, brincar no pomar, sem conteúdo e cadernos, somente com atividades recreativas”, diz. 

Os pais devem colaborar com a adaptação?

A escola é determinante na adaptação, mas os pais também desempenham um papel fundamental. "Eles não só podem, como devem preparar o filho para essa nova etapa. A adaptação será melhor se os pais prepararem a criança. Como? Organizando a vida familiar. Nas férias, a rotina é mais livre — a família costuma almoçar em horários diferentes, dormir tarde, acordar tarde, a alimentação é mais livre — e na escola, o aluno vai se deparar com disciplina, horários e regras. Então, esse regramento deve começar em casa, uma semana antes das aulas. É importante preparar a rotina para que essa nova fase não seja uma mudança tão radical”, orienta.

E quando o processo de adaptação surpreende?

Os pais da pequena Isabella, 3, que esse ano passou para o maternal II, ficaram surpresos com o impacto positivo da adaptação. “Nos primeiros dias de aula, ficamos apreensivos, mas a Bella estava muito tranquila e não teve nenhuma dificuldade para se adaptar. Não teve problemas para comer ou interagir com os colegas e professores. O acolhimento da escola fez com que ele se sentisse segura”, conta a mãe, Karolina Alves do Nascimento, 25.

A família de Bella, 3, recebeu a visita da professora antes das aulas iniciarem (Foto: Escola Atuação)

 

 

A escola de Bella — Atuação, em Curitibá, no Paraná — costuma mesmo iniciar o processo de adaptação de uma forma diferente. Dias antes do início das aulas, a professora vai até a casa dos alunos fazer uma visita. "Ela entra no ambiente da criança e interage com ela para facilitar adaptação. A educadora leva um boneco vestido com o uniforme escolar, que funciona como uma referência para o pequeno, e tira foto com a família que, depois, fica exposta na sala de aula do aluno", explica a direção.

Mas não são apenas as escolas particulares que se preocupam com essa integração. A escola estual Marechal Mallet, em Campinas, São Paulo, criou um modelo único de socialização para os seus alunos. O "Projeto Acolher", que já tem dois anos, incentiva as crianças com um show de talentos, onde eles cantam, dançam e tocam instrumentos. "O objetivo é fazer com que a criança socialize, não fique retraída e incentive os colegas a se soltarem também e buscar seus dons. Isso tem melhorado muito o relacionamento entre eles", explica a vice-diretora da escola, Elisandra Teixeira Marcondes.

Durante o projeto de socialização, os alunos apresentam seus dons (Foto: E.E. Marechal Mallet)

 

 

 

Se a instituição que você escolheu não adota o método de ir até a casa dos pequenos ou fazer um show de talentos, não tem problema! A dica é levar o seu filho para conhecer o ambiente escolar antes do início do ano letivo. "É importante os pais irem até lá com a criança, permanecerem algumas horas e apresentar a escola pra ele", orienta a psicopedagoga. "Isso tudo foi de grande valia para a adaptação da minha pequena. Ajudou a criar um vínculo com a professora. No primeiro dia de aula ela já não era mais uma figura estranha”, finaliza a mãe da Bella.

 

 



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