Monday, January 14, 2019

Comer besteira nas férias: está liberado?

Criança se lambuza comendo milkshake em passeio (Foto: sklei/Pexels)

 

Maria Sofia tem 3 anos, come com os pais à mesa e prefere arroz e feijão a pizza. Porém, quando as férias chegam, a filha mais velha da produtora de eventos Sabrina Abrahão, 33, de São Paulo, passa uma semana na casa dos avós paternos em Itanhaém (SP) e lá ela cai de boca na batata frita. “Eu e meu marido achamos que não serão duas semanas no ano que vão mudar a rotina alimentar dela. Na volta para casa, a gente ajusta o cardápio e ela cria um repertório de memórias importantes”, explica a mãe.

É verdade que esta é uma dica tão saborosa quanto perigosa: deixar comer aquilo que diverte, mas não necessariamente nutre, engorda. “Recebemos algumas crianças que voltam das férias com quatro quilos a mais. É muito. Por isso, vale lembrar que afrouxar as regras não significa perder o controle”, afirma a nutricionista Lenycia Neri, do Ambulatório do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O jeito é alternar a maior oferta de guloseimas e lanches com as frutas, saladas e pratos de comida do tipo arroz com feijão, que nutrem com eficiência e ainda dão energia para brincar.

 

 

 

Você não cozinha com o seu filho? Estudo britânico com 2 mil pais mostrou que só 1/3 faz isso.  Aproveite as férias e prepare algo juntos!



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Familia/Viagem-e-Ferias/noticia/2019/01/comer-besteira-nas-ferias-esta-liberado.html