Monday, January 28, 2019

Quando um minuto é tudo o que você tem para brincar

Pai carregando filho nos ombros (Foto: Luis Quintero/ Pexels)

 

Vamos começar com nosso mantra. Nada de culpa. Se, ao terminar o período de férias das crianças você perceber que a rotina vai absorver de novo todo o tempo junto com seu filho, aprenda a aproveitar o tempo que tem.

Porque se a gente já encara este tempo com dor no coração, ele vai começar “estragado”. Sabe aquele momento que você passa pensando que será uma pena quando acabar? Quando a gente já sente saudades no durante, aproveitamos ainda menos o que quer que seja.

Então, pai ou mãe, se o dia a dia te deixa com um minuto para estar e brincar com seu filho, use-o muito bem. O perigo que eu enxergo nestas horas é a gente achar que este pouco tempo não vale à pena e o transformamos em nenhum tempo.

Por isto, antes que você considere esta opção absurda de deixar a brincadeira com seu filho para as próximas férias escolares, vamos contar porque brincar vale à pena.

A brincadeira é a comunicação entre você e seu filho, desde que ele nasce. É pelo brincar que a criança entende o mundo,a si mesma e o que acontece ao seu redor.

Quando você brinca, está sendo agente de descoberta do seu filho, apresentando a ele todas as coisas novas e diferentes que ele encontra a cada dia de sua recém-iniciada vida.

Ao brincar você “conversa” com seu filho. E a interação com um adulto é a principal forma de desenvolvimento das habilidades motoras, sociais, emocionais e cognitivas das crianças entre 0 e 6 anos. Muuuuuiiitooo melhor que “falar” com a TV ou o celular, que, na verdade não interage, mas repete uma programação pré-estabelecida.

Brincar desestressa o adulto. Além de fazer com que você exercite habilidades importantes para sua vida, como criatividade, paciência e capacidade de ouvir.

A brincadeira é a primeira e uma das mais especiais formas de vínculo, particularmente dos pais com os filhos.

E por fim, o prazer da relação com seu filho, que você tanto curtiu neste período de férias, pode continuar. Quem disse que as tarefas e responsabilidades do cotidiano precisam afogar os momentos bacanas com seu filho?

Aqui nesta coluna, estaremos sempre dando dicas de brincadeiras que você pode adaptar para qualquer situação em que esteja com seu filho. Mesmo que seja por um minuto.

Então, nada de desistir, viu? Nada de desanimar, nem ficar na saudade. E já que eu falei em dicas, aqui, algumas brincadeiras que vão tomar somente minutinhos:

Fazer caretas com o bebê

Cantarem no banho

Contar piadas ou charadinhas

Imitar gestos um na frente do outro ou de frente para o espelho

Andar sobre os pés

Brincar de bate mão

Equilibrar almofadas na cabeça

Bom retorno!

Patricia Tempo Junto (Foto: )

Patrícia Marinho é publicitária, mãe de duas meninas, de 12 e 4 anos; e Patricia Camargo é jornalista, mãe de um menino de 9 anos, e duas meninas de 7 e 6 anos. As “Patricias” são sócias do Tempojunto, que mostra como a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento das crianças e dá sugestões práticas de como incluir o brincar no dia a dia e na relação entre as mães, os pais (e tios, e avós...) e seus filhos. Aqui elas tiram dúvidas, dão dicas e contam como o brincar pode fazer a diferença no convívio com as crianças de qualquer idade.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Patricia-Camargo-e-Patricia-Marinho-Tempojunto/noticia/2019/01/quando-um-minuto-e-tudo-o-que-voce-tem-para-brincar.html