Friday, December 4, 2020

Raika testa negativo para covid: Romana precisa ficar longe da filha? Entenda

Romana está com covid e Raika testou negativo; as duas seguem em observação no hospital (Foto: Reprodução Instagram)

 

"Estou em casa, isolado. Romana e Raika seguem em observação e estão bem", anunciou o DJ Alok nesta sexta-feira (4), pelas redes sociais. "Daria tudo para ficar com elas, mas infelizmente não posso", completou. Romana também mandou notícias pelo seu perfil: "Pessoal, já tive alta da UTI, estou bem, no quarto. Sigo em isolamento e evoluindo bem. Raika está bem, testou negativo para a covid", comemorou.

+ "O medo e o desafio imperam, precisamos tomar cuidados cada vez maiores", diz obstetra que auxiliou parto de Romana, com covid

Raika nasceu na noite da última quarta-feira (2), prematura de 32 semanas e de parto normal, no Hospital São Luiz, em São Paulo. Segundo Romana, o parto foi antecipado por conta de complicações da covid. Tanto Romana quanto Alok testaram positivo para o vírus há alguns dias. Enquanto o pai segue em isolamento em casa, Romana e a filha estão de resguardo no hospital.

COVID: MÃE X BEBÊ

No entanto, nesses casos em que o bebê testa negativo para a covid, ele deve ficar afastado da mãe? E a amamentação, como fica? Segundo o obstetra Domingos Mantelli, que auxiliou no parto de Romana, "a puérpera covid positiva cujo bebê se encontra na UTI, infelizmente, não pode ter contato com seu bebê, já que a presença dela na UTI pediátrica é proibida pelo risco de contaminação das crianças. Enquanto ela não tiver um resultado negativo no exame, não vai conseguir amamentar e nem ter contato direto com o bebê recém-nascido. Assim que o teste negativar, aí sim, ela poderá ver o filho e amamentá-lo, enquanto ele estiver na UTI", explicou o obstetra.

Mas mesmo mantendo distânciamento, a mãe ainda pode extrair o leite para que ele seja ofertado ao filho. "Desde que o bebê tenha condições de receber o leite, pois prematuros extremos são alimentados por sonda", esclareceu Erica Mantelli, esposa de Domingos, que também acompanhou o nascimento de Raika. "Durante esse período de internação da criança, também deverá ser escolhida outra pessoa para acompanhar o bebê na UTI", complementou ela. "Com certeza, é um momento de muita aflição para a família, principalmente para a puérpera. Por isso, é tão importante o olhar humanizado da equipe médica para acolher e amenizar essa situação. Para isso, alguns hospitais estão disponibilizando tablets, assim os médicos podem passar informações aos pais e mostrar o bebê", enfatizou Erica.

Já nos casos em que o bebê recebe alta da UTI, mesmo que a mãe esteja com coronavírus, segundo Domingos, ela pode amamentar o filho em casa, mas tomando alguns cuidados. "No caso de puérpera covid positiva, se ela tiver alta junto com o bebê, ela pode, sim, amamentar fazendo uso de máscara, evitando o contato rosto com rosto do bebê e também não beijando a criança. Ela deve pegá-lo somente no momento da mamada, higienizando corretamente as mãos e os peitos antes e depois de cada mamada, fazendo uso de álcool gel, sem adornos, colares e anéis. Portanto, se mãe e filho estiverem em casa, ela deve limitar o contato, mas não deve parar de amamanetar", ponderou Domingos.

+ Seis meses após de dar à luz, Romana, esposa de Alok, anuncia gravidez. Ter gestações tão próximas é arriscado?

Segundo a obstetra Erica Mantelli, é importante que, nesse período, a mãe conte com uma rede de apoio. "A amamentação é um processo importantíssimo para o desenvolvimento do sistema imunológico do bebê e nutrição com o leite materno. Os benefícios da amamentação vão superar os riscos de ter uma transmissão do vírus. A amamentação deve, sim, ser estimulada, mas é importante que a mãe permaneça com o bebê somente durante a amamentação e depois possa entregá-lo aos cuidados de outra pessoa. A criança deve permanecer em um ambiente separado ou com distanciamento", orientou. "Mas quando ela não se sente segura para amamentar ou estiver indisposta, uma possibilidade é extrair o leite materno para que outra pessoa saudável oferte esse leite para o bebê. Mas também é importante que se tome cuidado ao manipular o leite, de preferência utilizando luvas", finalizou.

Alok e Romana já são pais de Ravi, 10 meses (Foto: Reprodução Instagram)

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/12/raika-testa-negativo-para-covid-romana-precisa-ficar-longe-da-filha-entenda.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!