Uma cientista e inventora de 15 anos foi escolhida como a primeira "criança do ano" pela revista Time nesta sexta-feira (4). A americana Gitanjali Rao, de Denver, Colorado, inventou novas tecnologias em uma série de campos, incluindo um dispositivo capaz de identificar chumbo na água potável e um aplicativo e extensão do Chrome que usa inteligência artificial para detectar o cyberbullying.
Em entrevista ao The Guardian, ela afirmou que espera inspirar outras pessoas a se dedicarem a ideias para "resolver os problemas do mundo".
Gitanjali foi escolhida entre mais de 5 mil crianças e adolescentes indicados nos EUA. O grupo foi reduzido a cinco finalistas por um comitê formado por jovens e o comediante e apresentador de TV Trevor Noah.
Ela e os outros quatro finalistas serão homenageados em um especial de TV na próxima sexta-feira (11).
Em uma entrevista para a atriz Angelina Jolie, Gitanjali disse: “Não me pareço com um cientista típico. Tudo o que vejo na TV é que ele é um cientista mais velho, geralmente branco. Meu objetivo realmente mudou. Não quero apenas criar meus próprios dispositivos para resolver os problemas do mundo, mas desejo também inspirar outros a fazer o mesmo. Porque, por experiência própria, não é um caminho fácil quando você não vê ninguém como você. Então, realmente quero passar essa mensagem: ‘se posso fazer isso, você e qualquer um também podem’”.
A revista Time criou o prêmio ‘Homem do Ano’ em 1927 e, alguns anos depois, atualizou a premiação para ‘Pessoa do Ano’, mas é a primeira vez que escolhe uma ‘criança do ano’.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2020/12/inventora-de-15-anos-e-escolhida-crianca-do-ano-pela-revista-time.html