Saturday, November 14, 2020

Eleições x pandemia: pais podem levar os filhos no local de votação?

Justiça Eleitoral orienta eleitores a votarem desacompanhados (Foto: TRE - RJ/Flickr)

 

A CRESCER fez uma pergunta rápida nas redes sociais: "Você pretende levar seu filho no local de votação no próximo domingo?" As respostas foram variadas: "A minha filha sempre vai comigo, é um dia que eu explico para ela o que é dever cívico", disse Patricia Mares Chia. "Vou sim. Acho super importante, mesmo ele sendo pequeno. Lembro que votava com minha família inteira e sempre tive muita noção da responsabilidade que era poder votar", justificou Milene Calado Hungaro Novaes. 

+ Eleições 2018: crianças podem acompanhar os pais na urna eletrônica?

Já para outros, levar o filho não é apenas uma opção, mas uma necessidade. "Se eu não levar, não vou votar, pois não tenho com quem deixar", explicou Simone Barbosa Fujihara. "Eu vou também, não tenho com que deixar", completou Thelma Cavallaro Pires. No entanto, neste ano, as eleições vão ocorrer em meio a pandemia de coronavírus. Por isso, alguns  estão optando por deixar os pequenos em casa. "O meu sempre foi, porém, esse ano não vai. Primeiro, em respeito às regras impostas e, segundo, pela saúde dele", lamentou Karen Larissa Fernandes. "Sempre levo pela razão de vivenciar um dia de votação. Este ano não gostaria de levar por conta da pandemia", disse Gabriela Carvalho. Giuliana Coelho disse que ela e o marido vão se revesar: "Não vou levar. Eu vou, voto e ele fica com pai. E vice versa", afirmou.

QUAL É A ORIENTAÇÃO?

Por causa da pandemia, a Justiça Eleitoral está fazendo algumas recomendações específicas, entre elas de os eleitores comparecerem ao local de votação desacompanhados. "Se possível, não leve crianças e acompanhantes", afirmou, por meio de sua página oficial. Em nota à CRESCER, o TRE-SP também reforçou a orientação: "Há recomendação, parte do protocolo de seguranças das eleições 2020, para que os eleitores não compareçam para votar acompanhados". No entanto, ponderou que "caso o pai esteja com seu filho, não há recomendação de que a criança seja impedida de entrar na seção eleitoral."

Confira, abaixo outras recomendações e regras que, segundo a Justiça Eleitoral, foram estabelecidas por médiso da Fiocruz e dos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein:

Antes de sair de casa:
- Se estiver com febre ou se tiver tido covid nos últimos 14 dias antes da votação, fique em casa;
- Saia de casa com a máscara. O uso é obrigatório em todas as seções;
- Se possível, leve sua própria caneta;
- Tente manter distância mínima de um metro dos outros e evite veículos cheios.

No local de votação:
- Mantenha distância mínima de um metro de outras pessoas;
- Não será permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija retirada da máscara;
- Se tosssir ou espirrar, use a parte interna do cotovelo ou um lenço;
- Evite cumprimentos, abraços e apertos  de mão;
- Não toque no rosto;
- Limpe as mãos com álcool em gel que será disponibilizado em todas as seções antes e depois de votar.

O primeiro turno será no dia 15 de novembro e o segundo turno, onde houver, no dia 29 de novembro. A votação será das 7h às 17h, sempre no horário local. 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2020/11/eleicoes-x-pandemia-pais-podem-levar-os-filhos-no-local-de-votacao.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!