Thursday, November 5, 2020

Chris Nicklas: "Entre ditaduras"

O filme fala de questões ligadas à amamentação com a história de seis mães e seus bebês (Foto: Flickr/ « м Ħ ж »)

 

Se há algo que buscamos, depois de nos tornarmos mães e pais, são respostas para as nossas perguntas que, aliás, são infinitamente variadas. Há para todos os gostos, desde as mais simples, até as mais complexas.

+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães 

Como faço para ser uma boa mãe, ou um bom pai, é uma delas. Nem preciso dizer que a carga de complexidade que esta carrega é imensurável, afinal o que é ser bom, no exercício da parentalidade?

Ultimamente, a maior fonte de explicações tem sido a Ciência. Para muita gente ela passou na frente até da Religião, que há pouco tempo era, sem dúvida nenhuma, soberana em acalmar as aflições da humanidade.

Independentemente da fonte, o que queremos são as tais respostas, algo que nos dê um norte, para que assim possamos seguir, na ilusão de que estamos indo para o lugar certo (se é que ele existe).

Se resolvêssemos desenhar um mapa da promoção do aleitamento materno três regiões ficariam muito claras. De um lado, a ditadura da amamentação, do outro a do desmame. Essa configuração é uma realidade assustadora que dificulta e por vezes chega a impedir o diálogo, a reflexão e a subjetividade, podendo imprimir sofrimento e solidão na jornada parental.

Se observarmos este mapa com olhos mais sensíveis e atentos veremos um terceiro território, numa posição intermediária. Não diria que ele é neutro, afinal neutralidade não é o nosso forte, mas ele contém uma série de componentes que andam em falta por aí, pois nele há a chance de diálogo, reflexão, respeito e principalmente dúvida.

Sim, dúvida! Você tem direito a ela.

- Será que eu tomei a decisão certa ao ter filhos? Consigo dar conta disso tudo? Vou aguentar? Gosto do meu filho sempre? Joguei minha vida pela janela? Perdi minha juventude ao ter filhos? Estou feliz?

Essas são algumas das perguntas que passam pela cabeça de muitas pessoas, pais e mães, que são silenciadas na solidão que a moral impõe a quem ousa questionar a máxima, dirigida especialmente às mulheres, de que ter filhos é a maior realização que um indivíduo pode desejar.
Mas, voltando àquele território intermediário, no mapa do qual falava, se você se encontra nessa área sabe que em certos momentos pendemos mais para um lado e em outros mais para o outro, pois há situações em que somos duros e ditatoriais quanto ao nosso desempenho na amamentação, e em outras somos tão permissivos e flexíveis que abandonamos o barco antes sequer de conhecer seu destino.

Na oscilação natural dos nossos sentimentos, percorremos o período do aleitamento materno por vezes sonhando que ele dure uma vida e por outras desejando que termine num rápido suspiro. Até aí, está tudo dentro da mais possível normalidade do comportamento humano.

O problema surge quando nos vemos em meio a um oceano de angústia quando percebemos que no fim das contas não há A Resposta certa para cada uma das nossas questões, mas sim um convite a um mergulho reflexivo que nos levará a um processo, nada confortável, de autoconhecimento, coisa aliás que muitos de nós evitaram veementemente até ter um filho. Aí, é um tal “pega pra capar”! Para muitos a saída pela tangente é a adoção de uma ideologia que se traduz numa ditadura na qual para cada pergunta, por mais existencial que possa ser, há uma resposta, e ai, ai, ai de quem a questioná-la.

Assine Crescer a partir de R$ 4,90/mês

Não caia nessa. Permita-se a dúvida. Faça isso pela sanidade dos seus filhos.

Chris Nicklas (Foto: Edu Rodrigues )


 

 

 

 

 

Chris Nicklas é apresentadora, criadora e gestora do site Amamentar é…, estudante de Psicologia e mãe dos gêmeos Luca e Nina de 15 anos.

 

 

 

+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos. 

+ Você já curtiu Crescer no Facebook?

+ Acompanha o conteúdo de Crescer? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Chris-Nicklas-Amamentar-e/noticia/2020/11/chris-nicklas-entre-ditaduras.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...