Wednesday, November 11, 2020

9 maneiras de aumentar a imunidade dos prematuros

Como fortalecer a imunidade dos prematuros? (Foto: Getty Images)

 

O sistema imunológico da criança se desenvolve e amadurece até os quatro anos de idade. Porém, nos bebês prematuros ele nasce totalmente imaturo. Os bebês nascidos antes da hora recebem as imunoglobulinas, que são os anticorpos da mãe, somente parcialmente. "Isso porque o bebê a termo os recebe nas últimas quatro semanas de gestação, entre 36 e 40 semanas, sendo que, quanto mais próximo de 40, mais anticorpos ele recebeu", explica a pediatra neonatologista Rosângela Garbers, chefe da UTI Neonatal da Maternidade Nossa Senhora de Fátima, em Curitiba (PR).

 

Mas então como proteger o bebê prematuro e melhorar sua imunidade? Confira 9 dicas da especialista:

1. A primeira vacina que qualquer bebê deve receber é o colostro de sua mãe. Então, o leite materno é a principal arma para a imunidade. E quanto mais tempo essa mãe conseguir amamentar, melhor.

2. Com seis meses de idade cronológica, inicia-se a alimentação (sem abandonar a amamentação). Aí entra a questão de uma nutrição extremamente balanceada, com frutas, sais minerais, vitaminas, carnes, peixes (por causa do ômega 3), verduras, legumes. Também pode acontecer de o pediatra receitar um suplemento vitamínico específico para bebês prematuros. Não existe um único alimento que seja responsável por aumentar a imunidade do bebê, é um conjunto de fatores, um pouco de cada coisa. Nem sempre as crianças aceitam tudo, então as mães precisam ser versáteis para encontrar opções.

3. A vacinação deve ser mantida em dia para todos os bebês, em especial os prematuros, devido a essa imaturidade do sistema imunológico. As mais indicadas para eles são as acelulares, que não causam reação. Também é fundamental receber a imunização do VSR - Vírus Sincicial Respiratório, que é um anticorpo monoclonal, um medicamento injetável. Este vírus causa bronquiolite aguda viral, que pode ser bastante perigoso para os prematuros. Este anticorpo é aplicado mensalmente, nos meses em que o vírus é prevalente, o que depende da região do país. As regiões Norte e Nordeste apresentam circulação do vírus já em janeiro ou fevereiro; as regiões Sudeste e Centro-Oeste, em março e abril; e na região Sul começa em abril e maio. Esta medicação está disponível na rede pública de saúde do país para bebês que nascem com menos de 29 semanas de gestação ou cardiopatas. Desde 2018, entrou no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde e é disponibilizado também pelos planos de saúde, que são obrigados a cobrir o procedimento.

4. O bebê prematuro também precisa ser mantido em ambiente bem limpo, seguro, ventilado, livre de mofo e cigarro, pois nascem com os pulmões ainda não bem formados. Qualquer inalante químico de fumaça ou inalação de bactérias ou vírus suspensos no ar em casas em que exista muito mofo pode comprometer a saúde do bebê. A higiene do ambiente em que o bebê dorme é muito importante para garantir sua imunidade.

5. Lavar as mãos é fundamental sempre. Não precisa ter paranoia, até porque conforme eles vão crescendo, a imunidade vai melhorando. Mas crie esse hábito em casa e cobre também de qualquer cuidador ou pessoa que tiver contato com o bebê.

6.  Os prematuros também têm que adquirir a vitamina S, a da sujeira. Eles têm que ir para o chão, brincar, estar em contato com a natureza. Mas no início os cuidados de higiene devem ser redobrados, como a lavagem das mãos.

7. Até os seis meses não é recomendado ir com um bebê prematuro para shopping, supermercado, aniversário de criança. Ainda mais agora na pandemia, quando todos nós devemos evitar lugares fechados e aglomeração. Dê preferência a espaços ao ar livre e onde possa manter o distanciamento social recomendado.

8. Banho de sol pelo menos de 10 a 15 minutos todos os dias, das 7h às 10h ou após às 16h, sem protetor solar. Os bebês só podem usar protetor ou repelente de insetos depois dos seis meses.

9. É difícil estabelecer uma rotina inicial com os bebês prematuros, pois eles saem de um ambiente de UTI, com sons e luzes acesas por 24 horas. Mas a rotina é muito importante para qualquer criança, então vale o esforço da família para que isso aconteça e também ajuda na imunidade, pois ter bons hábitos de sono, alimentação e brincadeiras faz toda a diferença para uma infância saudável.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Quem-ama-vacina/noticia/2020/11/9-maneiras-de-aumentar-imunidade-dos-prematuros.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...