Quando o bebê quer nascer, não tem hora, nem lugar e, muitas vezes, não dá tempo para chegar no hospital ou local escolhido para o parto. Foi o que aconteceu com uma grávida de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba (PR). Ela deu à luz em casa com a ajuda de políciais militares.
A mãe da gestante foi até a Unidade Paraná Seguro (UPS) pedir ajuda e avisar que sua filha estava sentindo fortes contrações. E, como a residência onde a família estava era do lado da UPS, os policiais militares do 22º Batalhão de Polícia Militardisponíveis foram até o local para auxiliá-los.
Só que para surpresa da equipe, a mãe já estava na fase de expulsão e eles tiveram que ajudá-la no parto. O pai da criança que, curiosamente, também é integrante da PM, acompanhou de perto passo a passo do atendimento e, inclusive, ajudou no parto."Vemos tanta coisa ruim no nosso dia a dia, e para toda a equipe a sensação foi indescritível, poder ajudar a trazer uma vida ao mundo", disse o soldado que atuou no pator, Edileu Eder Saldinha, ao site Bem Paraná.
De acordo com informações do batalhão, a criança chegou a ter dificuldades para respirar ao nascer, mas recebeu os primeiros socorros e foi levada ao hospital. Os dois, mãe e filho, passam bem.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Parto/noticia/2018/10/pm-ajuda-no-trabalho-de-parto-em-casa-e-salva-vida-de-bebe.html