Se pensar em um quarto que “acompanhe” o crescimento de uma criança não é tarefa fácil, o desafio vem em dose dupla quando a família aumenta e chega mais um integrante para dividir o espaço – ainda mais quando os irmãos têm idades (e necessidades) diferentes.
Quando as arquitetas Ana Paula Briza e Fernanda Takadachi, do Studio Triaq, receberam essa missão, os pais dos pequenos Nicolas, 2 anos, e Enrico, 6 meses, já tinham em mente o que queriam: um quarto que tivesse uma decoração padronizada e integrada, mas que, ao mesmo tempo, respeitasse a individualidade de cada criança.
O ponto de partida foi pensar num mobiliário que atendesse aos pedidos dos pais e, ainda, fosse disposto de uma forma a deixar o ambiente livre para brincadeiras. Para isso, a bicama do mais velho foi projetada para se adaptar a diferentes momentos de sua vida. "O tablado permite colocar colchões de diversos tamanhos, acompanhando o crescimento da criança. Enquanto ele é pequeno, dá para colocar uma grade para garantir a segurança", explica Fernanda. O berço de Enrico também pode ser transformado numa caminha. Para liberar espaço no centro do quarto, todos os móveis foram posicionados próximos às paredes.
A paleta de cores usadas no projeto também foi elaborada com base nas cores dos móveis: o verde, presente no berço e na caminha, também aparece nas paredes e nos nichos de decoração. Para contrastar, as arquitetas apostaram em um papel de parede de poá em uma das laterais do quarto.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Familia/Casa-e-Decoracao/noticia/2018/10/quarto-de-irmaos-decoracao-que-se-adapta-ao-crescimento-das-criancas.html